Fórum Servidores Virtualização VMware #491545
09/09/2014
0
Alguém pode me ajudar?
Eu tenho algumas duvidas referente a virtualização de servidores.
Meu projeto:
Eu tenho dois servidores com Linux Ubuntu Desktop 14.04. O meu projeto é Criar alguns aplicativos que rodam no Windows e hospedar um site (asp.net) local com IIS. e vou usar um servidor de banco de dados MsSQL Server 2008 R2. Eu preciso de 2 servidores porque vou deixar um com o Site e outro com o Banco de Dados e os Aplicativos.
Duvidas:
É vantagem eu colocar linux e virtualizar ou deixar windows mesmo?
Se eu for virtualizar eu tenho que colocar em um servidor linux o VMware Workstation? (como é feito o processo correto)
Obrigado pela ajuda desde já.
Fernando Machado
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
10/09/2014
você vai encontrar varias respostas pela internet .
Posso te dizer que tudo depende do valor que você quer investir nesta infraestrutura.
Se for um valor baixo pode deixar em linux ja que o seu servidor já esta com linux instalado.
Sempre que tratamos de virtualização via depender muito das maquinas que você quer montar.
quantas virtualizações você pretende ter?
qual a configuração e cada virtualização?
teu servidor vai conseguir essa demanda?
Qual é o servidor que vocês esta usando?
Lembrando que em uma virtualização, a mesma compartilha os recursos do seu Host.
então vai depender muito da maquina que vocês esta pensando em virtualizar.
Espero ter ajudado, se tiver duvida vamos conversando.
att
Chiodini
Leandro Chiodini
Gostei + 1
Mais Posts
09/09/2014
Roniere Almeida
Gostei + 0
10/09/2014
Roniere Almeida
Gostei + 0
10/09/2014
Fernando Machado
Posso investir um valor legal sim vai depender da necessidade.
Eu preciso de 2 Servidores só um Servidor WEB e um Servidor SQL. Só que eu tenho 2 e preciso de backup caso pare um servidor o outro assume o serviço.
Resumindo tenho 2 Servidor físico (linux) e preciso de 4 Virtual (Windows) sendo duas virtual para cada servidor.
Tenho 2 Servidor Lenovo TS140 70A4001YBN
- Intel Xeon E3-1225v3 3.2GHz 8MB - Quad-Core
- Memória 4GB
- HD 500GB
Sim o servidor é ideal para rodar o Site ASP.NET MVC e o Microsoft SQL Server 2008.
Se Eu conseguisse alguma forma de deixar os dois iguais e quando um parar, desligar, queimar, travar o outro assumir o serviço já seria ideal. pois esse projeto precisa ficar online.
Obrigado pela força.. Galera.
Gostei + 0
10/09/2014
Leandro Chiodini
Legal.
O que você precisa agora é levantar qual a configuração que você pretende nesta máquinas.
quanto de memória você quer usar, quanto de espaço em disco para cada uma.
Se você quer virtualizar um ambiente Windows eu recomendaria que você substituísse o sistema operacional dos teus servidores para windows.
Ou o que você pode fazer é deixar o com o Linux para ser teu servidor de internet e firewall.
e usar o segundo para ser o teu host para virtualização (aplicação, Banco, AD).
Assim você poderia ter o controle melhor da sua rede usando o AD (Active Diretory)
que faz toda a validade de perfis da sua rede.
Sobre ter duas maquinas iguais você tem a possibilidade de mudar as duas para o windows server.
dai daria pra fazer um espelho legal das duas maquinas e deixar elas funcionando de forma a garantir a disponibilidade da sua rede.
Me diz uma coisa.
Esta rede é Corporativa?
se sim quantas máquinas?
você quer ter politicas de Grupos (para permitir ou nao o que o usuário pode fazer no desktop?).
são perguntas que você precisa se fazer para entender melhor a necessidade do seu servidor.
Só para lembrar que sempre que se faz uma virtualização.
As maquinas vão compartilhar os recursos do seu host ( da seu servidor).
Por tanto se sua memoria for de 8G vai ser dividido entre as 4 caso as 4 funcionem em tempo integral.
Abraços
Chiodini
Gostei + 0
10/09/2014
Alex Lekao
Eu sugeriria partir direto para um data center, assim vc evita alguns problemas que vc mencionou e ja estara virtualizado, economizaria dinheiro com algumas licencas.
Eh claro que muito do que talvez vc precise vc consiga usando linux e licencas free, etc.
No caso de partir para um data center vc usaria uma estrutura de VPN entre a sua rede local e o data center com isso sua estrutura funcionara sem problemas com as duas redes.
Ja teria redundancia e tudo mais, pode ser um investimento um pouco maior no comeco mas vc consegue ver um resultado legal a medida que o tempo passa e o custo eh diluido.
Espero ter contribuido.
Abraco.
Gostei + 0
10/09/2014
Fernando Machado
Não é Corporativa não é para uso particular mesmo.
Eu pretendo colocar 8GB no Servidor 1 para ficar com 8GB e Colocar nele só o SQL Server (para gerenciar o Banco de Dados).
E no Servidor 2 eu deixo com 4GB mesmo só para rodar o IIS e um Firewall...
Eu vou precisar de um espelhamento do Banco de Dados para não perder informações caso corrompa algum arquivo.
Eu pensei em fazer uma maquina virtual para que? Quando uma desse problema eu tinha como subir outra de forma rápida e o SQL já pegava o arquivo de dados em um local no host.
Você tem alguma ideia para eu fazer?
Gostei + 0
10/09/2014
Fernando Machado
Acho que um data center não seria muito legal para mim porque é um projeto pequeno e já tenho os dois servidores, no-break, gerador, roteadores.
mais agradeço sua colaboração.
Gostei + 0
10/09/2014
Leandro Chiodini
Neste caso para subir facilmente você precisa ter os dois servidores iguais.
caso contrario você poderia ter dificuldades neste espelhamento .
Logo se você tiver um servidor com 4 virtualizações.
o seu segundo deve ter espaço para suportar estas virtualizações em caso de falha do primeiro.
caso contrario você não teria como criar estas VMs.
Só para lembrar que quando se usa a palavra redundância.
você precisa ter os dois servidores exatamente executando os mesmos serviços da mesma forma
pra dai sim se um ficar na mão o segundo sobre sem que ninguém note isto.
Se você tiver dois servidores diferentes, não terá como ter essa redundância.
Att
Chiodini
Gostei + 0
10/09/2014
Alex Lekao
Sem problemas.
Desculpe eu esqueci de mencionar que se ja tivesse adquirido poderia nao ser interessante pelo fato de ja ter os equipamentos.
Uma outra alternativa a data center eh o Azure da MS que ja te daria praticamente o que vc precisa, se eh que entendi bem. rssr
Abraco.
Acho que um data center não seria muito legal para mim porque é um projeto pequeno e já tenho os dois servidores, no-break, gerador, roteadores.
mais agradeço sua colaboração.
Gostei + 0
10/09/2014
Fernando Machado
Suponhamos que eu deixo os dois servidores exatamente iguais (SQL + WEB + APP). Como eu faço para deixar os dois sincronizados ate o banco de dados? para que quando uma cair o outro assumir...
Como eu poderia fazer esse processo de sincronizar os dois servidores e subir um automático.
Gostei + 0
16/09/2014
Leandro Chiodini
Se tu for continuar com teu servidor em linux,
da uma olhada em artigos sobre o software DRDB
que faz esta parte de espelhamento.
pasta você saber o que você quer fazer
espelhar somente as aplicações
ou espelhar o HD todo.
Caso for o HD todo tem que se atentar ao hardware dos dois servidores que podem ser diferente e trazer problemas.
mais da uma lida aqui Usando o DRDB para espelhamento
Caso o seus hardwares sejam diferente você pode ver as funcionalidade do rsync
podes dar uma olhada aqui Entendendo o Rsync
Espero ter ajudado.
Nesta parte de Linux eu não sou a melhor fonte de informações.
Se alguém tiver alguma outro dica acompanharei também.
Att
Chiodini
Gostei + 0
16/09/2014
Fernando Machado
Decidi esquecer a virtualização porque deu muita dor de cabeça... vou colocar nos 2 windows 2008 server com IIS e relacionar o banco de dados entre os dois.
deixo os dois rodando junto quando um parar o outro terá as informações.
Acho que sera a melhor solução de imediato.
Obrigado a todos que me ajudaram.
Gostei + 0
19/09/2014
Alex Lekao
Obrigado por postar o que decidiu.
Qualquer duvida, posta ai que se a gente puder ajudar e souber, tamo ae. rsrsr
Abraco.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)