Shellscript, qual distro, editor?

10/02/2016

0

Boa tarde a todos.

Existe especificação que ajude a algum iniciante em Shellscript? Distro e editor de texto?
Rebeca Soares

Rebeca Soares

Responder

Posts

11/02/2016

Alex Lekao

Ola,

Nao entendi bem a sua duvida.
Responder

11/02/2016

Rebeca Soares

Shellscript é melhor de aprender em alguma distro especifica? Qual o melhor editor de texto?
Responder

11/02/2016

Alex Lekao

ok.

acredito que nao terei como te ajudar.

vamos aguardar alguem com conhecimento especifico para tentar te ajudar.
Responder

11/02/2016

Jothaz

Shell script é uma linguagem de script usada em vários sistemas operqacionais que pode variar de acordo com o interpretador de comandos. Por exemplo o bash ou sh que é usado na maioria das distribuições GNU/Linux.

Então não vejo diferenças. Aprenda na distro que você esta usando e dominando e se aprender mesmo qualquer adaptação a outra distro será tranquila.

Quanto ao editor existem várias opções eu gosto muito doVI, mas se você não gostar basta uma consulta ao pai Googleque vai encontrar centenas de opções.
Responder

11/02/2016

Rebeca Soares

Sem problemas Alex, estamos aqui para aprender e tentar ajudar! Te agradeço.

Jothaz, acho que vc me ajudou em um outro post bastante introdutório sobre shellscript, o vi é mais simples, robusto?
Sobre a distro, estou entre o Debian e o Mint.
Responder

11/02/2016

Jothaz

Vou dar minha opinião e sem pretensão de esta certo.

Particularmente gosto de aprender sobre tudo o que abrange o universo de TI, mas acho que para aprender e absorver os conceitos o mais indicado é se dedicar a um versão em particular e posteriormente se dedicar a outras.

As vezes come-se demais e não se aproveita o que foi ingerido de forma plena. kkk

Apesar de gostar de Linux nunca tenho oportunidade de trabalhar com ele, eu gosto muito do Debian e acho que se você domina-lo não terá dificuldades.

Quanto ao editor é preferência pessoal, eu gosto do Vi outros odeiam e você poderá gostar ou odiar. Acho aconselhável testá-lo e ver no que da.
Para editar Shell, principalmente para quem quer aprender, não precisa de editores "robustos", precisa-se de um editor.
Quanto mais simples o editor melhor, pois o importante é aprender a escrever seus códigos Shell.

Agora se testar o VI e não gostar existem uma centena de outros editores.
Responder

11/02/2016

Rebeca Soares

Perfeitamente entendimento a mensagem Jothaz. Agradeço mais uma vez.
Responder

11/02/2016

Alex Lekao

Grande Jothaz.

Obrigado pela forca, acabei fazendo feio. rsrsr

Com relacao a distros, vai depender muito do que vc quer fazer, tem varias e muito interessantes.

Se nao me engano a Mint e derivada do Ubuntu que deriva do Debian, mas nao tenho certeza qto ao ubuntu derivar do debiam.

O mint eh extremamente amigavel, principalmente para quem usa o windows, gosto do debian, e achei muito interessante o OpenSuse.
Responder

11/02/2016

Jothaz

Brother você nunca faz feio!

Seus conhecimento e sua vivência/experiência são de grande importância.

E o mais importante sua disposição e compartilhá-las.

Você tem de aparecer mais.

Grande Jothaz.

Obrigado pela forca, acabei fazendo feio. rsrsr

Com relacao a distros, vai depender muito do que vc quer fazer, tem varias e muito interessantes.

Se nao me engano a Mint e derivada do Ubuntu que deriva do Debian, mas nao tenho certeza qto ao ubuntu derivar do debiam.

O mint eh extremamente amigavel, principalmente para quem usa o windows, gosto do debian, e achei muito interessante o OpenSuse.
Responder

11/02/2016

Alex Lekao

Obrigado!!

Fiquei lisongeado. rsrsr

Cara, eu ate tento, mas o tempo nao anda me ajudando. rsrsr
Responder

11/02/2016

Rebeca Soares

Fez feio não Alex, nem sempre podemos saber de tudo.
Responder

11/02/2016

Fabiano Alencar

Ambas as distros são boas Rebeca.
Responder

12/02/2016

Alex Lekao

Blz.

Obrigado. rsrs

Fez feio não Alex, nem sempre podemos saber de tudo.


eu ja usei o mint durante uns dois meses, exclusivaente, e sou usuario preferencial de windows. rsrsr

para quem quer algo mais familiar, o Mint eh uma excelente pedida, eh muito bonito tbm. rsrsr

agora algo mais tradiocional no ambiente linux eh melhor partir para um debian ou opensuse. rsrsr
Responder

12/02/2016

Rebeca Soares

O Mint é bastante interessante, atraente, ele já vem com cara de "facilidade", tipo o Ubuntu só que mais leve! Essa foi a minha primeira impressão.
Tradicional, eu pensava que fosse um Slackware da vida, rsrsrs.

Obrigada Fabiano. São òtimas distros, até o momento.
Responder

12/02/2016

Fabiano Alencar

Mint é uma ótima distro, simples mesmo.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar