REVELAR

Fórum ShellScript, utilidade #516231

09/04/2015

0

Sobre a utilidade do ShellScript, podemos fazer qualquer operação no sistema operacional? o que me indicam como leitura, cursos?
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Responder

09/04/2015

Jothaz

Não tome isto como uma admoestação, mas comece com uma pesquisa no Google é trabalhoso que um dica direta, porém você poderá escolher o material que for mais adequado ao seu nível de conhecimento e ao nível de detalhamento que desejas.

Depois você vai postando suas dúvidas e compartilhando seus conhecimentos.
Responder

Gostei + 0

09/04/2015

Roniere Almeida

Certo, estou com algumas duvidas mas postarei depois que realmente forem esgotadas as minhas chances de entendimento, estou estudando mas ainda é bem didatico, alguns modelos que não me esclareceram sobre a real funcionalidade, tipo, comparando quando estudamos a logica de programação, entende?

Jothaz, fique tranquilo, não levarei para o lado ruim qualquer comentario, entendo as suas palavras perfeitamente e vi que minha pergunta foi exageradamente superficial.

Abraço!
Responder

Gostei + 0

09/04/2015

Jothaz

O ShellScript é comum a vários sistemas operacionais. Até o velho DOS, tinha os batch files (.bat) que guardando as devidas proporções poderia ser considerado uma forma simplificada de shell. O Windows mesmo tem o PowerShell. Mas os ShellScript é realmente poderoso no Unix/Linux e seua vários sabores.

A vantagem do ShellScript é que ele não precisa ser compilado, para executá-lo usa-se um interpretador, por exemplo o bash.

O ShellScript é de grande ajuda para automatizar algum procedimento ou acessar comandos do sistema operacional. Então você poderia utilizá-lo na construção de rotinas de backup, atualizações do sistema, apagar arquivos em determinados período, copiar arquivos de uma pasta para outra, lista pasta com determinada permissão e etc.

Afinal a sua criatividade seria o limite.

Lembre-se que algumas linguagens são usadas para criação de scripts são o PHP, Perl, Python, JavaScript e etc, mas ai já seria para utilização em outro cenário.
Responder

Gostei + 0

09/04/2015

Roniere Almeida

Confere Jothaz, achei similar ao PHP, o
echo
é o que me fez lembrar!

Se as funcionalidades são parecidas um pouco o prompt, nem tudo claro, entendi a ideia, o que me resta é realmente estudar a base e partir para exemplos um pouco mais complexo.
Responder

Gostei + 0

10/04/2015

Carlos Oliveira

Olha Roniere, conhece essa apostila?

[url]https://www.telecom.uff.br/pet/petws/downloads/apostilas/LINUX.pdf[/url]
Responder

Gostei + 0

10/04/2015

Roniere Almeida

Olha Roniere, conhece essa apostila?

[url]https://www.telecom.uff.br/pet/petws/downloads/apostilas/LINUX.pdf[/url]

É essa apostila que estou utilizando!
Responder

Gostei + 0

10/04/2015

Carlos Oliveira

Parece ser boa! Pode opinar sobre ela?
Responder

Gostei + 0

10/04/2015

Roniere Almeida

A Apostila é boa sim, mas como falei, tem exemplos bem didaticos, mas esse é o inicio mesmo, me disseram que parece com C e Java, eu particularmente achei mais parecido com PHP, não conheço C. hehehe.

Mas pode baixar a apostila, vale a pena. só não tem explicação de como fazer funcionar no terminal, utilizando um edito, enfim, nada que um video do youtube não resolva.
Responder

Gostei + 0

11/04/2015

Carlos Oliveira

Eu li um pouco, didatica boa, com video aulas do youtube, se achar é claro, ajuda bastante.
Responder

Gostei + 0

11/04/2015

Edvaldo Amorim

Um bom conteudo dessa apostila, com varios comandos...

[url]http://aurelio.net/blog/2010/05/07/canivete-pdf-agora-gratuito/[/url]

se quiser posso passar em pdf, com varios comandos.
Responder

Gostei + 0

12/04/2015

Roniere Almeida

Eu li um pouco, didatica boa, com video aulas do youtube, se achar é claro, ajuda bastante.

Sim! Carlos, ajuda sim, achei video aulas da Bosón.
Responder

Gostei + 0

12/04/2015

Roniere Almeida

Um bom conteudo dessa apostila, com varios comandos...

[url]http://aurelio.net/blog/2010/05/07/canivete-pdf-agora-gratuito/[/url]

se quiser posso passar em pdf, com varios comandos.

Edvaldo, bom material, me ajudará e muito nos estudos!
Responder

Gostei + 0

17/04/2015

Alex Lekao

honestamente utilizo muito pouco, quase nada de shell script.

acredito que o meu conceito seja errado, mas acredito que qqr "tela preta" seja shell script. rsrs

normalmente configuro rede, nome, dominio, etc. tudo via comando, tanto no windows quanto no linux. rsrsr

abraco.
Responder

Gostei + 0

17/04/2015

Roniere Almeida

normalmente configuro rede, nome, dominio, etc

Ainda não cheguei a conhecer essa parte "boa" do shellscript hehehe...estou no basicão mesmo, estilo logica de programação. Viu os links Alex?
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar