REVELAR

Fórum ShellScript, utilidade #516231

09/04/2015

0

Sobre a utilidade do ShellScript, podemos fazer qualquer operação no sistema operacional? o que me indicam como leitura, cursos?
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Responder

09/04/2015

Jothaz

Não tome isto como uma admoestação, mas comece com uma pesquisa no Google é trabalhoso que um dica direta, porém você poderá escolher o material que for mais adequado ao seu nível de conhecimento e ao nível de detalhamento que desejas.

Depois você vai postando suas dúvidas e compartilhando seus conhecimentos.
Responder

Gostei + 0

09/04/2015

Roniere Almeida

Certo, estou com algumas duvidas mas postarei depois que realmente forem esgotadas as minhas chances de entendimento, estou estudando mas ainda é bem didatico, alguns modelos que não me esclareceram sobre a real funcionalidade, tipo, comparando quando estudamos a logica de programação, entende?

Jothaz, fique tranquilo, não levarei para o lado ruim qualquer comentario, entendo as suas palavras perfeitamente e vi que minha pergunta foi exageradamente superficial.

Abraço!
Responder

Gostei + 0

09/04/2015

Jothaz

O ShellScript é comum a vários sistemas operacionais. Até o velho DOS, tinha os batch files (.bat) que guardando as devidas proporções poderia ser considerado uma forma simplificada de shell. O Windows mesmo tem o PowerShell. Mas os ShellScript é realmente poderoso no Unix/Linux e seua vários sabores.

A vantagem do ShellScript é que ele não precisa ser compilado, para executá-lo usa-se um interpretador, por exemplo o bash.

O ShellScript é de grande ajuda para automatizar algum procedimento ou acessar comandos do sistema operacional. Então você poderia utilizá-lo na construção de rotinas de backup, atualizações do sistema, apagar arquivos em determinados período, copiar arquivos de uma pasta para outra, lista pasta com determinada permissão e etc.

Afinal a sua criatividade seria o limite.