GARANTIR DESCONTO

Fórum Slackware - Administrador/Servidor #527534

01/08/2015

0

Não achei nenhuma referencia sobre o Slackware Server, pelo visto não existe mas sei que ele pode ser utilizado para algumas finalidades de servidor, confere? O que o faz diferente, para transforma-lo, são apenas as configurações? Diferente do Ubuntu, onde existe o Ubuntu "comum" e o server.
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Responder

02/08/2015

Edvaldo Amorim

Acompanhando.
Responder

Gostei + 0

02/08/2015

Carlos Oliveira

Assunto dificil de achar! Já pesquisou sobre Slackware servidor de arquivo, impressão...???
Responder

Gostei + 0

02/08/2015

Roniere Almeida

Vou pesquisar valeu.
Responder

Gostei + 0

02/08/2015

Carlos Oliveira

Se achar algo que esclareça coloca os links!
Responder

Gostei + 0

03/08/2015

Roniere Almeida

Achar achei, mas a gente tenta com o que tem!

[url]https://khfw.wordpress.com/2014/05/05/como-montar-um-servidor-basico-de-emails-com-sendmail-no-slackware/[/url]
Responder

Gostei + 0

03/08/2015

Eder Pereira

Roniere, bem interessante tua colocação;

Me corrijam os mais experientes, mas acho que só o ubuntu tem esta nomenclatura de ubuntu 'server'. Basicamente, o que ocorre, é que em servidores de missão crítica, não há ambiente gráfico (gnome, kde, blablabla). Estive em uma palestra da microsoft, e as próximas versões do windows server, não terão por padrão, um ambiente gráfico, visto que consome aproximadamente 40% dos recursos de hardware.

O que difere um linux servidor de um linux desktop, na minha opinião, são os atributos que ele deve ter tanto de hardware como de software. Por exemplo, em um servidor, é muito importante que vc tenha o serviço de ssh habilitado, já em um desktop, nem tanto. Outra coisa é a questão de hardening, muito discutida, pois, servidores, especialmente os de borda de rede (firewall) devem ter seu hardening muito bem feito, já que é ele a porta de entrada para a rede corporativa.

Existem muitas outras características de servidores, mas, basicamente, o que eu quis dizer, é que vc pode usar um ubuntu desktop como 'servidor', e um ubuntu server, como um desktop, basta instalar um ambiente gráfico.

at;
Eder
Responder

Gostei + 0

03/08/2015

Roniere Almeida

Boa tarde Eder Paulo! Obrigado pelas informações!

Realmente o Ubuntu foi um dos unicos que achei com essa nomenclatura, então, qualquer distro pode ser uma? Cito as mais utilizadas e mais robustas como: Ubuntu, Debian, Slackware e acho que posso incluir o Mint nessa questão!

Se não pedir demais, o que é hardening?
Responder

Gostei + 0

03/08/2015

Eder Pereira

Cara;

Citar distros é complicado, pq cada um tem seu gosto e familiaridade. Onde eu trabalhava, usávamos centos, somente modo texto, mas vai de cada um.

Sobre o hardening, dá uma olhada:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Linux-Hardening
http://www.tecmint.com/linux-server-hardening-security-tips/

at;

Eder
Responder

Gostei + 0

03/08/2015

Roniere Almeida

Mas todas podem ser servidores? impressão, email...etc? Vou dar uma lida nos artigos! Abraço.
Responder

Gostei + 0

03/08/2015

Eder Pereira

Sim, todas.
Responder

Gostei + 0

03/08/2015

Roniere Almeida

Certo, então só pesquisando sobre essas funcionalidade e distros que suportam! Abraço Eder e obrigado.
Responder

Gostei + 0

03/08/2015

Edvaldo Amorim

Eder, boa tarde, notei que conhece bem o Linux, pode indicar alguma leitura?
Responder

Gostei + 0

03/08/2015

Roniere Almeida

Alguma distro especifica Edvaldo?
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Eder Pereira

Edvaldo, se estiver começando no linux, ou já tem alguma experiência, recomendo o guia foca, pode ser baixado gratuitamente em: www.guiafoca.org. Visitar sites relacionados é muito importante, em pt-Br temos: www.vivaolinux.com.br; www.diolinux.com.br; já em inglês, temos: www.unixmen.com; tecmint.com. Tem muito material sobre as últimas tendências em soluções para servidores e tal. Eu fiz um blog que fala de linux e outras coisas em: http://ederpaulopereira.blogspot.com.br, mas faz tempo que não publico mais nada.

at;

Eder
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Edvaldo Amorim

Alguma distro especifica Edvaldo?

Não Roniere.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar