Sobre profissão e carreira

29/11/2017

0

Olá galera , blz?

Seguinte, gosto muito de desenvolver, principalmente em PHP, mas tenho conhecimentos em outras linguagens.
Queria saber qual a profissão que fica juntos com os programadores, analisando os seus códigos durante o desenvolvimento, e os auxiliando, e até mesmo desenvolvendo junto.

Aproveitando, queria saber qual pós ou MBA fazer para seguir tal carreira? Qual certificações tirar?

Atualmente, estou cursando tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas e faço estágio trabalhando com os frameworks LARAVEL, ANGULAR, NODE e afins.
Samuel Sousa

Samuel Sousa

Responder

Posts

29/11/2017

Luiz Santos

Boa noite Samuel.
É uma pergunta complicada de responder.
Mas vamos tentar.

Não sei dizer qual profissão é essa que você está falando.
Pela descrição parece ser um lider técnico ou um arquiteto de software. Até mesmo um GP tipo "raiz".
Por mais que seja o ideal, nem sempre você terá essa pessoa.
Muitas vezes é o próprio analista programador senior que realiza essa função. Auxiliando os juniores no desenvolvimento.

Além desses, você tem também a figura do analista de testes (ou um key user) que vai testar as funcionalidades do seu programa.

Sobre pós / MBA, se você gosta de programar, uma pós legal é Engenharia de Software. Que vai te dar uma visão bem legal sobre padrões de desenvolvimento, aprofundar em orientação a objeto, entre outras coisas relacionadas ao desenvolvimento.

Uma pós em banco de dados também pode ser interessante, para você entender melhor como funciona essa parte do desenvolvimento.

O que não recomendo é fazer uma pós em Gestão de Projetos.
Gestão de Projetos é legal depois que você já tiver uma boa bagagem como programador. Alguns anos de experiência no mercado.

Certificação em PHP, eu conheço da ZEND. Se os colegas aqui do forúm que trabalham com PHP conhecerem outras, por favor, postem.

Espero ter conseguido te ajudar com suas duvidas.

Grande abraço
Responder

08/12/2017

Rander Freitas

Olá Samuel,

A melhor maneira de você decidir qual caminho seguir é analisando o seu perfil. Se é um desenvolvedor que acha que o conhecimento e a experiência é prática vale mais do que diploma acadêmico, eu recomendaria focar nas certificações PHP, Linux, Windows e etc.

Mas se você é mais voltado para a área acadêmica, aí você poderia fazer uma pós-graduação que geralmente não tem uma abrangência numa tecnologia específica, ou seja, aprende-se de tudo um pouco.

Valeu!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar