Sugestões e indicações sobre Big Data

06/02/2014

0

Eu vou começar a fazer TCC este ano e queria um tema voltado a banco de dados e então escolhi trabalhar com Big Data, então me indicaram vários pontos para pesquisar (Hadoop, bancos noSQL, Splunk...), mas ainda não tenho uma ideia de como posso aplicar esse tema para um TCC.
Estou aceitando sugestões e indicações :)
Juliana Sz

Juliana Sz

Responder

Posts

09/02/2014

Mariana Carvalho

Lisse, conheço apenas por nome o assunto, vc poderia entrar com mais detalhes, até para esclarecer aos usuarios do forum.
Responder

09/02/2014

Marisiana Battistella

Teu TCC é pra graduação ou pós-graduação?
Responder

10/02/2014

Juliana Sz

Teu TCC é pra graduação ou pós-graduação?


Graduação, faço Engenharia da Computação.
Responder

10/02/2014

Marisiana Battistella

Então, se vc quiser fazer sobre banco de dados, poderia fazer com o NoSQL...
Mas aconselho a pesquisar um pouco mais sobre ele pois é ele possui um conceito bem diferente dos banco de dados relacionais que vc aprendeu na graduação.
Outra dica, pra vc fazer sobre banco de dados, seriam os Data Warehouses.
O estudo sobre eles pode ser mais interessante do que os NoSQL e talvez até facilite pra ti entender, posteriormente, pra que servem os NoSQL.
Responder

10/02/2014

Marisiana Battistella

Esqueci de dizer...
Os Data Warehouses também possuem uma metodologia diferente dos banco de dados relacionais, visto que eles utilizam a modelagem multidimensional ao invés da modelagem ER.
Estudado eles, vc pode abrager a parte de Business Intelligence também, que, na minha opinião, é beeem interessante.
Responder

10/02/2014

Juliana Sz

Lisse, conheço apenas por nome o assunto, vc poderia entrar com mais detalhes, até para esclarecer aos usuarios do forum.


Eu também não tenho muito conhecimento sobre o assunto, o pouco que sei li na internet e procurei saber quais ferramentas posso utilizar para trabalhar com o tema de Big Data, entre elas:

- Hadoop que é uma framework voltada para processamento de grandes massas de dados

- Bancos NoSql: eles trabalham com dados não estruturados, como é o caso do Big Data.
Me indicaram os bancos MongoBD e o projeto Cassandra, mas preciso entender melhor como funciona esses tipos de banco.

- Splunk é para monitoramento desses dados em tempo real.
Responder

10/02/2014

Juliana Sz

Esqueci de dizer...
Os Data Warehouses também possuem uma metodologia diferente dos banco de dados relacionais, visto que eles utilizam a modelagem multidimensional ao invés da modelagem ER.
Estudado eles, vc pode abrager a parte de Business Intelligence também, que, na minha opinião, é beeem interessante.


Eu tinha pensado em fazer algo voltado para BI, então me sugeriram o Big Data que tem um conceito parecido, mas a diferença é que Big Data eu trabalho com as informações de diferentes fontes em tempo real.

Estou na dúvida ainda rs
Responder

10/02/2014

Leandro Chiodini

Oi Lisse,

Voce ja tem um orientador para o TCC?
Acredito que você deveria trocar uma idéia com ele, pois o tema escolhido deve ser direcionado ao que voce entende bem, e ao que ele conseguira te orientar também,
Se você quiser dar uma lida em um outro topico que foi abordado o tema, você pode olhar aqui.

https://www.devmedia.com.br/forum/projeto-final-em-sistemas-de-informacao/465242

e nesse

https://www.devmedia.com.br/forum/tema-para-tcc/469119


foi bastante respondido esse topico, fazendo uma analise do que é interessante no TCC.
assim como escolha de Tema, e etc.
exemplo se o teu tempo for simplesmente "BIG DATA", fica bem abrangênte e complicado de fazer em poucas página como um TCC se propoe.
(poucas páginas relacionados a outros trabalhos).

Quanto mais especifico for teu tema, mais chance do teu trabalho ser mais completo.
bom fica minha dica ai pra você ler o tópico destacado.
E tendo dúvias estamos a disposição sempre para tentar ajudar.

att,
Chiodini
Responder

10/02/2014

Juliana Sz

Oi Lisse,

Voce ja tem um orientador para o TCC?
Acredito que você deveria trocar uma idéia com ele, pois o tema escolhido deve ser direcionado ao que voce entende bem, e ao que ele conseguira te orientar também,
Se você quiser dar uma lida em um outro topico que foi abordado o tema, você pode olhar aqui.

https://www.devmedia.com.br/forum/projeto-final-em-sistemas-de-informacao/465242

e nesse

https://www.devmedia.com.br/forum/tema-para-tcc/469119


foi bastante respondido esse topico, fazendo uma analise do que é interessante no TCC.
assim como escolha de Tema, e etc.
exemplo se o teu tempo for simplesmente "BIG DATA", fica bem abrangênte e complicado de fazer em poucas página como um TCC se propoe.
(poucas páginas relacionados a outros trabalhos).

Quanto mais especifico for teu tema, mais chance do teu trabalho ser mais completo.
bom fica minha dica ai pra você ler o tópico destacado.
E tendo dúvias estamos a disposição sempre para tentar ajudar.

att,
Chiodini


Eu já tenho uma orientadora, mas como ainda não começaram as minhas aulas não sentamos para conversar sobre o assunto pessoalmente, então ela só me orientou por e-mail para que pesquisasse sobre o tema.

É não tinha pensado que seria muito abrangente, vou pensar nas ramificações sobre o tema para tentar abordar uma.

Obrigada Leandro, vou dar uma olhada nos tópicos.
Responder

10/02/2014

Leandro Chiodini

Oi Lisse,

Esse é um erro que muitos alunos cometem de trazerem a proposta de um tema muito abrangente, e acaba não tendo espaço para novidades, acabam vindo com manuais da ferramenta, coisa que é péssimo para quem ta ali na banca, ver um aluno explicando como funciona determinada ferramenta.


Por isso sempre aconselho os meus alunos a trazerem novidades, tentarem fazer os TCCs com algo novo, ou no mínimo com a sua visão de determinada ferramenta, mais o ideal mesmo é estar trazendo algo novo, pode até ser feito com algo que já existe, mais trazendo uma implementação, uma ideia nova .. isso além de interessante para o aluno, na busca do conhecimento, é interessante e prende a atenção do professor da banca.


Sempre é bom ver um aluno evoluindo, e buscando a evolução de algo, ver que o aluno conseguiu absorver e buscou a melhoria de algo que já existe.
Sucesso pra você no seu TCC


E precisando posta ai.
Responder

10/02/2014

Marisiana Battistella


Eu já tenho uma orientadora, mas como ainda não começaram as minhas aulas não sentamos para conversar sobre o assunto pessoalmente, então ela só me orientou por e-mail para que pesquisasse sobre o tema.

É não tinha pensado que seria muito abrangente, vou pensar nas ramificações sobre o tema para tentar abordar uma.

Obrigada Leandro, vou dar uma olhada nos tópicos.


Foi por isso que comentei sobre os Data Warehouses, pois, comparando com os NoSQL (na minha opinião), são mais fáceis de entender...
Você pode aplicar a modelagem de multidimensional apenas pra um Data Mart (com o assunto vendas, por exemplo) e como prática fazer o processo ETL (extração, carga e tranformação de dados).
Seria como vc modelar um sistema transacional e desenvolver ele...
Além disso, vc terá que aprender uma ferramenta nova pra fazer o ETL.

É apenas uma dica!
Responder

10/02/2014

Juliana Sz


Eu já tenho uma orientadora, mas como ainda não começaram as minhas aulas não sentamos para conversar sobre o assunto pessoalmente, então ela só me orientou por e-mail para que pesquisasse sobre o tema.

É não tinha pensado que seria muito abrangente, vou pensar nas ramificações sobre o tema para tentar abordar uma.

Obrigada Leandro, vou dar uma olhada nos tópicos.


Foi por isso que comentei sobre os Data Warehouses, pois, comparando com os NoSQL (na minha opinião), são mais fáceis de entender...
Você pode aplicar a modelagem de multidimensional apenas pra um Data Mart (com o assunto vendas, por exemplo) e como prática fazer o processo ETL (extração, carga e tranformação de dados).
Seria como vc modelar um sistema transacional e desenvolver ele...
Além disso, vc terá que aprender uma ferramenta nova pra fazer o ETL.

É apenas uma dica!


Hmn, vou procurar sobre esses conceitos pois só tenho uma vaga ideia deles.

Obrigada pela dica Marisiana!
Responder

10/02/2014

Marisiana Battistella

Por nada!!
Qualquer dúvida posta aí, que ajudarei no que puder!!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar