Fórum Tabuada simples - ShellScript #518896
05/05/2015
0
O que eu consegui fazer:
#!/bin/bash
clear
function menu() {
echo "====================="
echo " ** TABUADA ** "
echo "Opções:"
echo "1) Para soma"
echo "2) Para multiplicação"
echo "3) Para sair"
read -p "Qual operação: " op
case $op in
1) soma ;;
2) mult ;;
3) sair ;;
*) "Opção "
clear ;
menu ;;
esac
}
function entrada () {
echo "Informe o numero"
read num
}
function soma() {
for i in $(seq 0 10)
do
echo "soma: $i + $i"
done
}
menu
Alguem pode me dar uma ajudar?
Roniere Almeida
Curtir tópico
+ 0Posts
06/05/2015
Roniere Almeida
Gostei + 0
06/05/2015
Jothaz
Não que não seja possível criar um script para calculadora, só acredito que não teria um uso pratico.
Pelo que vejo nos seus posts sua intenção e se transforma em um profissional em Linux, então seria mais produtivo se concentrar em criar scripts que realmente possam fazer a diferença no ambiente corporativo. Assim caso você participe de algum processo de seleção estaria capacitado.
Algumas sugestões para criação de scripts:
1 - Formatar de uma vez várias partições do HD.
2 - Descobrir o sistema de arquivos que uma determinada partição do sistema está formatada, de forma a usar a informação mais adiante no script.
3 - Listar os usuários cadastrados no sistema.
4 - Verificar filesystem montados.
5 - Particionador do sistema.
6 - Montar/Desmontar FLOPPY.
7 - Montar/Desmontar CDROM.
8 - Para Sair.
9 - Identificar usuários que acessam sites "suspeitos" e avisá-los da política de empresa acerca do uso apropriado da Internet com recursos da empresa.
10 - Redução em lote do tamanho das imagens localizadas em um diretório e grava a imagem reduzida em um outro diretório.
11 - Cumprimentar o usuário no logado.
Se por acaso você não concordar favor desconsiderar as sugestões, pois se trata somente de minha visão pessoal e não quer dizer que esteja certa.
Gostei + 0
06/05/2015
Roniere Almeida
Mas o que você escreveu é realmente o que desejo!
Gostei + 0
06/05/2015
Edvaldo Amorim
Posso tentar te ajudar, mais tarde vejo com calma seu código.
Gostei + 0
06/05/2015
Roniere Almeida
Gostei + 0
06/05/2015
Edvaldo Amorim
Gostei + 0
06/05/2015
Edvaldo Amorim
Gostei + 0
06/05/2015
Jothaz
Mas o que você escreveu é realmente o que desejo!
Foi mal, não sabia que era exercício!
Não tenho Linux instalado a mão e não sou muito bom em shell, mas faria algo bem simples uma solução "donkey". kkkk
echo -n "Informe Primeiro numero: "; read valor1 echo -n "Informe a operação "; read operacao echo -n "Informe Segundo numero: "; read valor2 if [ "$operacao" = '-' ]; then tipo=Subtração elif [ "$operacao" = '+' ]; then tipo=Soma elif [ "$operacao" = '*' ]; then tipo=Multiplicação elif [ "$operacao" = '/' ]; then tipo=Divisão else echo "Operação inválida!" exit 1 fi echo -n "O resultado da operação: $tipo é = "; echo "$(($valor1 $operacao $valor2))"
Sei que esta horroroso e simplista e certamente contém erro de sintaxe, mas talvez lhe inspire.
Caso não lhe atenda favor desonsiderar e sinceramente esta é a ajuda que posso lhe dar.
Gostei + 0
06/05/2015
Randrade
Introdução ao shell script
Gostei + 0
06/05/2015
Roniere Almeida
Seu código, eu testei e apareceu alguns erros, porem, estou vendo o que pode ser. Mas mesmo assim obrigado!!!
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150506-201427.png[/img]
Gostei + 0
06/05/2015
Edvaldo Amorim
Gostei + 0
06/05/2015
Roniere Almeida
Introdução ao shell script
Nunca tinha visto esse artigo! Valeu!
Ei Edvaldo, fica tranquilo e sem pressa, estou tentando resolver o meu e o do Jothaz.
Gostei + 0
06/05/2015
Jothaz
Seu código, eu testei e apareceu alguns erros, porem, estou vendo o que pode ser. Mas mesmo assim obrigado!!!
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150506-201427.png[/img]
Pois é tem muitos anos que não uso Shell Script, então era de se esperar os erro, ainda mais que não testei.
Olha tente simplificar e depois vá refina do faça assim:
echo -n "Informe Primeiro numero: "; read valor1 echo -n "Informe a operação "; read operacao echo -n "Informe Segundo numero: "; read valor2 echo "$(($valor1 $operacao $valor2))"
Se funcionar vá melhorando.
A ideia é lhe passar a lógica básica.
Gostei + 0
06/05/2015
Roniere Almeida
Gostei + 0
07/05/2015
Jothaz
Usei o script abaixo.
echo -n "Informe Primeiro numero: "; read valor1 echo -n "Informe a operação "; read operacao echo -n "Informe Segundo numero: "; read valor2 echo -n "resultado: ";echo "$valor1$operacao$valor2" | bc
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)