GARANTIR DESCONTO

Fórum Ubuntu não é mais software livre? #514500

23/03/2015

0

Alguem tem mais informações sobre está noticia "Ubuntu não é mais software livre?", pesquisei mas achei alguns textos meio confusos!

Aí me vem a questão, quem está utilizando versões anteriores, qual será o impacto?
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Responder

Post mais votado

26/03/2015

Tambem acho isso, vejo que as pessoas são muito radicais ao ponto de se tornar realmente uma ideologia.

Carlos Oliveira

Carlos Oliveira
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

23/03/2015

Jothaz

Responder

Gostei + 0

23/03/2015

Roniere Almeida

Pois é, pra mim está sendo novidade, a minha preocupação é que tenho ele instalado(dualboot) e não quero passar por problemas...hehehe
mas valeu, vou me informar com links disponibilizados, obrigado!
Responder

Gostei + 0

23/03/2015

Jothaz

Pois é, pra mim está sendo novidade, a minha preocupação é que tenho ele instalado(dualboot) e não quero passar por problemas...hehehe
mas valeu, vou me informar com links disponibilizados, obrigado!

O pessoal que conheço que usa Linux estão usando as distribuição Mint.

Com relação ao Ubunto o que vejo é muita reclamação com relação a forçar a barra com a Unit e principalmente sobre um spyware que estava vindo na distribuição e captava dados para a Amazon.

Com você pode ver em um dos links o Kernel do Linux esta nas mãos de companhias privadas.

Eu andei lendo a licença de uso do MySQL e fiquei confuso, pois que entendi ao usar o MySQL free sua aplicação também deveria ser free, foi o que entendi, mas com sou lerdo posso ter me enganado. Depois dá um lida e verá que é bem confuso.

Com relação a sua cópia acredito que não terá problemas e qualquer coisa é só migrar para outra distro.
Responder

Gostei + 0

23/03/2015

Ricardo

Bom, eu já deixei de usar o Ubuntu a muito tempo, principalmente quando começou o desenvolvimento da interface própria(Unity) que eu considero "cagada".

Mas enfim, depois dessa atitude e algumas outras que a Canonical adotou, eu sempre falei para os meus amigos que usam Ubuntu, que a Canonical certamente estava apostando em fazer do Ubuntu um sistema operacional independente, ou seja, deixar de ser uma distribuição Linux seguindo a metodologia do MacOS que nunca foi Linux, mas é baseado no Unix e tem suas características e particularidades.

Agora depois de uma informação dessas(deixar de ser livre), resta saber se é relacionado ou software em si ou ao seu código fonte, pois eles podem muito bem fechar o source do Ubuntu e dessa forma só resta aos usuários utilizar o sistema, sem poder interferir nos seus fontes, criar distribuições derivadas etc.
Responder

Gostei + 0

23/03/2015

Roniere Almeida

Jothaz, eu já estou confuso mesmo, hahahaha...tenho uma VM com o Mint, achei ele super leve! Mas para futuramente fazer um dualboot, acho que vou escolher o Debian, ainda vou ver isso com calma.

Pois é Ricardo, vi isso nas redes sociais, um comentario sobre este fato, logo depois fui atrás de conteudo informativo, mas muitos textos básicos. Eu tenho ele instalado, acho ele bem pesado.
Responder

Gostei + 0

23/03/2015

Carlos Oliveira

Esse assunto só vi por auto, mas parece mesmo que o Ubuntu deixará de ser "livre". uma pergunta questionadora, quanto vale a sua liberdade?
Responder

Gostei + 0

24/03/2015

William

Sinceramente Roniere, senão me falha a memória desde de 2012 ou antes ouço que a canonical vai fechar o Ubuntu e todos os anos saem artigos pela internet dizendo que agora vai. Único fato concreto é que a canonical faz umas besteiras as vezes, não considero o Unity como erro mas ele é taxado assim e ainda teve o caso da Amazon.

Essa história é muito semelhante ao MySQL que já foi "jurado de morte" em vários sites desde que foi adquirido pela Oracle, fato real até hoje ... muito pouca coisa ou nada, apenas que o MySQL melhorou muito nos últimos anos, existem alguns puristas alegando que a Oracle não libera algumas partes dos fontes, mas também alguém aqui já alterou o core do MySQL ..srsrsr.
Responder

Gostei + 0

24/03/2015

Roniere Almeida

Como sou "novo" usuário das distro Linux, mais especifico o Ubuntu(por conta do dualboot) mas pensando na nova instalação trocar, essas noticias soam novas para meu conhecimento, vi um comentario de ex-professor que usa o Ubuntu(para desenvolvimento) e em seguida vi uma publicação do site flisol, agora não lembro se foi no site ou na pagina do facebook falando sobre este assunto, deu a entender que está bem proximo.
Responder

Gostei + 0

24/03/2015

Jothaz

Mimis a parte porque a Oracle e Canonical não se posicionam.

Acho que não traz beneficio nenhum para comunidade deixar as coisas obscuras.
Responder

Gostei + 0

24/03/2015

William

Sinceramente Jothaz não vejo até onde a Oracle ou a Canonical se pronunciarem pode mudar alguma coisa, se formos ver o Ubuntu não é a única distr. que tem problemas com detentores, a comunidade Debian anda em pé de guerra também nós últimos meses.

Se realmente se tornar pago o Ubuntu podemos trocar de distribuições a vontade, não condeno a canonical se um dia isso acontecer, nós programadores não trabalhamos das 8:00 as 17:00 de graça, alguém teria que pagar a conta, eles possuem uma equipe só para desenvolvimento e tudo tem um custo na vida, as doações são muito pequenas se comparado ao custo de manutenção.
Responder

Gostei + 0

24/03/2015

Roniere Almeida

Verdade, o pessoal faz um mistério para esses assuntos.
Responder

Gostei + 0

24/03/2015

Roniere Almeida

Apenas para deixar claro, um possivel "substituto" do Ubuntu, o que acham? Estou opinando como leigo!

[url]http://distrowatch.com/[/url]

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150324-163851.jpg[/img]
Responder

Gostei + 0

24/03/2015

William

Olha Roniere, estou para testar o Debian, procuro conhecer uma distr. diferente por ano.

Na pós graduação estou tendo contato com Xubuntu visual bacana também, fiquei com Fedora por 1 ano mas na minha opinião é muito ruim essa distr. só tem beleza, mesma coisa o Kubuntu.
Responder

Gostei + 0

24/03/2015

Roniere Almeida

Bom, conheço e estou conhecendo por cima as distros: Lubuntu, Mint e Debian.

O Ubuntu, em uma maquina virtual, pelo menos na minha, era bastante lento, essas que citei acima rodam perfeitamente com 1Gb ou 2 Gb de ram, coloco na tela inteira parece a maquina fisica de tão leves que são.
Responder

Gostei + 0

24/03/2015

Carlos Oliveira

Será que será o Mint o mais propenso a assumir dentre os mais populares distros?
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar