Utilização do Filizilla

26/04/2015

0

Sobre as funcionalidades do Filizilla, ele é restrito ao lançamento de arquivos a servidores web(hospedagem)?

Quero saber se é possivel compartilhar aquivos entre computadores diferentes utilizando a internet, é possivel?
Fabiano Ferreira

Fabiano Ferreira

Responder

Posts

26/04/2015

Carlos Oliveira

Não tive a oportunidade conhecer mais a fundo essa ferramenta, mas parece que é possivel sim!

confira no link

[url]http://www.hdprime.com.br/tutorial-filezilla.php[/url]
Responder

26/04/2015

Danilo Cavalcante

Fabiano Ferreira, não uso muito o Filezilla.
Porém quando usei, percebi que ele só envia os arquivos(.jpg; .html ...) para servidores web(no caso, hospedagem)
Porém eu acho que tem como enviar por "Rede" (Posso estar errado)
Um jeito de solucionar seu problema é criar um site com um link para Download
Para isso você terá que compactar seu arquivo para extensão .rar
exemplo:
<html>
<head>
<title>Baixe Aqui</title>
</head>
<body>
 <a href="teste.rar">Clique para baixar</a> 
</body>

</html>

Nesse código quando o usuário clicar em "Clique para baixar" abrirá uma janela de Download
Não sei se consegui te ajudar, qualquer coisa estamos ai ;)
Responder

26/04/2015

Fabiano Ferreira

Obrigado Carlos, vou vê-lo e procurar entender!

Danilo, realmente é necessario fazer um site, por mais que seja simples?
Responder

27/04/2015

Randrade

Sobre as funcionalidades do Filizilla, ele é restrito ao lançamento de arquivos a servidores web(hospedagem)?

Quero saber se é possivel compartilhar aquivos entre computadores diferentes utilizando a internet, é possivel?


Se você criar um servidor FTP em seu computador, será possível sim. Mas não há necessidades, pois existem outras soluções.
Os computadores em questão, estão na mesma rede ou não?
Responder

27/04/2015

Jothaz

Sobre as funcionalidades do Filizilla, ele é restrito ao lançamento de arquivos a servidores web(hospedagem)?

Quero saber se é possivel compartilhar aquivos entre computadores diferentes utilizando a internet, é possivel?


Se você criar um servidor FTP em seu computador, será possível sim. Mas não há necessidades, pois existem outras soluções.
Os computadores em questão, estão na mesma rede ou não?


Com não esta claro o contexto/escopo acho a solução do Randrade pertinente, se for somente compartilhar aquivos você pode utilizar alguma ferramenta pronta ou mesmo algum serviço tipo o Onedrive, DropBox ou outro grátis.

Dê-nos mais informações pois facilita a ajuda.
Responder

27/04/2015

Fabiano Ferreira

Sobre as funcionalidades do Filizilla, ele é restrito ao lançamento de arquivos a servidores web(hospedagem)?

Quero saber se é possivel compartilhar aquivos entre computadores diferentes utilizando a internet, é possivel?


Se você criar um servidor FTP em seu computador, será possível sim. Mas não há necessidades, pois existem outras soluções.
Os computadores em questão, estão na mesma rede ou não?


Eu quero estando na mesma rede e não(pela internet).
Responder

27/04/2015

Jothaz

Se esta tudo na mesma rede (LAN) por exemplo é só criar uma pasta compartilhada e dar permissão de leitura para grupos ou usuários.
Responder

27/04/2015

Fabiano Ferreira

Não existe limite de acesso dessa forma?
Responder

27/04/2015

Jothaz

Olha como você não esclareceu a tecnologia da rede, vamos supor que seja windows.

Então provavelmente você terá um servidor onde os usuários farão o login.
Todas as máquinas estarão no mesmo domínio e portanto poderão se "enxergar".
Neste contexto você não precisará de utilizar FTP, basta criar um pasta, compartilhar, dar as permissões usando, grupos, usuários ou Active Directory.
Esta pasta pode esta em um servidor ou qualquer máquina da rede e com as permissões corretas todos poderão acessar o conteúdo.
Claro que você poderá definir permissões de: somente leitura, ler e executar, controle total e etc.
Não existe nenhuma limitação quanto ao número de usuários e tamanho dos arquivos.

Isto poder ser feito em um rede UNIX/Lunix também.

O FTP é necessário quando você vai permitir acesso a qualquer máquina LAN/WAN a uma pasta de seu servidor. Como estas máquinas pode esta rodando qualquer sistema operacional e domínios diferentes o FTP consegue uma abordagem multiplataforma.

Não quero ser chato, mas seja claro no que você precisa, só facilita a ajuda. Em TI é fundamental se comunicar de forma correta. Mais do que a linguagem técnica é preciso que uma demanda esteja bem fundamentada na linguagem humana.
Responder

27/04/2015

Randrade

Existe sim limites de conexões, mas isso depende do SO.

[url:descricao=Este tópico no fórum da Microsoft explica melhor.]http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_7-networking/limite-conex%C3%B5es-windows-7/5c628d95-ae5a-4ce9-b422-20065c5a012d[/url]

Porém, se você precisar de ter mais acessos, neste caso, criar um servidor FTP em uma máquina e enviar os arquivos é uma das opções. Você pode até usar o próprio filezila para isso, se quiser.
Responder

27/04/2015

Fabiano Ferreira

Olha como você não esclareceu a tecnologia da rede, vamos supor que seja windows


Falha minha, desculpa! Sim, seria Windows sem servidor nem nada, apenas computadores na rede. Tenho interesse em conhecer essa parte em Linux tambem.

Vou Randrade, muito obrigado.
Responder

27/04/2015

Jothaz

Olha como você não esclareceu a tecnologia da rede, vamos supor que seja windows


Falha minha, desculpa! Sim, seria Windows sem servidor nem nada, apenas computadores na rede. Tenho interesse em conhecer essa parte em Linux tambem.

Vou Randrade, muito obrigado.


Bom o contexto que expus seria uma rede com um servidor tudo oficial sem nada pirata e um infraestrutura profissional. Não sei dizer a limitações, mas sei que já trabalhei em empresa (banco) com milhares de máquina e rodava redondo. Claro que toda a infra da rede era pensada para o tamanha dela,

Acho que para você ter uma solução que rode integrando qualquer plataforma a sugestão do Randrade, para variar seria o caminho. Crie um servidor FTP, assim qualquer um poderá acessar seus arquivos, independente do sistema operacional e versões, além de contemplar desktops, notebooks, tablers, foblets, smartphones e qualquer coisa que rode TCP/IP.

Lembre-se que sempre se for utilizar isto na sua casa, você deve configurar seu roteador para permitir este tipo de operação. E claro que sempre que se abre um porta é bom ficar atento a medidas de segurança, pois os bons e os maus podem entrar.
Responder

27/04/2015

Fabiano Ferreira

Uma coisa puxando a outra, mas essa configuração no roteado é para interno tambem? Na rede residencial.
Responder

27/04/2015

Jothaz

Uma coisa puxando a outra, mas essa configuração no roteado é para interno tambem? Na rede residencial.


A única coisa que não conseguimos puxar é que você seja claro no qual seria o cenário e o que você precisa. kkkkkkk

Vou tentar, hipoteticamente, fornecer as informações que você não forneceu.

Espero que nos próximo posts você consiga ser mais assertivo.

--Cenário--

Em minha casa tenho um rede roteada através do TpLink TL-WRD3600 composta de:

1 desktop rodando windows 7
3 notebooks rodando windows 8
1 notebook rodando windows 7
1 Smat TV
1 Impressora WiFi multi funcional

Gostaria de compartilhar arquivos tais como: fotos, filmes, documentos e musicas com todas as máquinas usando minha rede local. Ou mesmo criar um servidor de game.

--Resposta--

No cenário hipotético acima não seria necessário nenhuma configuração no roteador, pois todos os aparelhos estariam na mesma rede.

Como você estaria usando windows 7 e 8 você poderia utilizar o "Grupo Doméstico" e compartilhar as pastas necessárias direto no windows. Neste caso você poderia utilizar o desktop como servidor de arquivo de onde os outros equipamentos poderiam buscar o conteúdo de acordo com o que quisesse até mesmo um HD externo plugado. Nas pastas compartilhadas você poderia conceder permissões de acordo com a necessidade (somente leitura, controle total e etc) por usuários, grupos ou liberando para qualquer um (não recomendado). Isto tudo utilizando somente recursos do windows.

A impressora também poderia ser compartilhada, sem problemas, inclusive o scanner.

A Smart TV também pode ser considera uma unidade da rede, mas depende da marca e do sistema operacional usado.

O servidor de game também poderia ser criado sem configurações adicionais na rede, talvez liberando as portas na máquina que seria o server, somente baixando o server desejado, Minecraft, CS ou outro, e configurando somente o server.

Se seu roteador possuir saídas USB, você poderia plugar um HD externo e compartilhar com todas as máquina usando somente recursos do windows.

Agora se você quiser adicionar tablets, foblets e smatphone ou mesmo um outra máquina linux ai fica mais complicado, mas tudo com estudo disposição e sabendo-se claramente o que fazer é possível.

O que descrevi acima é só especulação e uma hipótese.

Espero que lhe dê um luz ou mesmo inspirá-lo a uma descrição do seu ambiente com maiores detalhes.
Responder

05/05/2015

Fabiano Ferreira

Só tenho a agradecer pela ajuda e os exemplos práticos e peço desculpas por não ter sido claro.
Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar