REVELAR

Fórum Versão mais estavel do Linux - Ubuntu #501970

21/11/2014

0

Qual a versão mais estavel(sem pequenos problemas) do Linux Ubuntu? e para estudos em redes, a melhor opção é o desktop ou server?

obs: Não sei quase nada sobre Linux.
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

Responder

Posts

21/11/2014

William

Bom Carlos, sempre procure por versões do tipo LTS geralmente elas são lançadas a cada 18 meses (pode variar um pouco) e tendem a ser mais estáveis por ter esse tempo de vida mais longo que as normais (fora do ciclo LTS, são lançadas versões a cada 6 meses), atualmente a versão LTS em uso é a 14.04, tanto para servidor quanto para desktop.

Esse trecho "(sem pequenos problemas)" é meio interpretativo, sempre existem problemas com sistemas operacionais conforme vão sendo gerados paths de correções você vai atualizando.

Quanto a ser desktop ou server, eu comecei com versões desktop para aprender e me acostumar com o terminal de comandos hoje em dia tenho um serviço cloud com Ubuntu Server sem interface gráfica onde eu mesmo configurei a maioria dos serviços (Servidor Apache, Servidor de Banco de dados, Servidor FTP, SSH, Git e etc..).

Geralmente as versões server não acompanham interface gráfica, você pode até instalar mas não fica perfeito, existem várias ferramentas que ajudam na administração via interface WEB.

Recentemente migrei meu notebook e posteriormente minha máquina de mesa para versão 14.04 LTS, o notebook estava com ubuntu 11.04 já estava dando problemas para atualizar certos pacotes e repositórios, na máquina de mesa tinha Fedora 18 (nunca mais instalo essa distribuição) demorei uns 2 dias para deixar tudo em ordem mas agora está perfeita.

Resumindo, comece com versões desktop será menos dolorida sua migração, um conselho use e abuse do terminal de comandos aprenda a gostar dele, pode ter certeza que ser for para administrar um servidor ele vai salvar sua pele várias vezes!!

No meu blog publiquei uma série de artigos sobre Ubuntu Server http://devwilliam.blogspot.com.br/search/label/Linux
Responder

Gostei + 0

21/11/2014

Carlos Oliveira

Valeu mesmo William, por um acaso, estou com uma versão do Linux estavel, aparece uma atualização, ele faz automaticamente, igual ao windows quando deixamos habilitado ou isso é feito manualmente quando queremos?

mais outra pergunta, quando é lançada uma atualização, depois de instala-la no Linux é possivel voltar?
Responder

Gostei + 0

21/11/2014

William

Atualização de pacotes sudo apt-get update, não recomendo sudo apt-get upgrade para atualizar a versão, sempre dá problema.

Infelizmente para trocar de versões tem que formatar mesmo, mas com versões LTS você pode ficar tranquilo por uns 2 a 3 anos.
Responder

Gostei + 0

21/11/2014

Carlos Oliveira

Entendo, um tempo bom para desktop, na minha visão quase não se mexe nessa questão de atualizações em server, eu entendo que seja mais complicado.
Responder

Gostei + 0

21/11/2014

William

Sim, o importante é dar o primeiro passo é começar a usar uma versão desktop.

Na empresas ainda uso Windows mas sinto falta do Linux para algumas tarefas, as vezes até uso meu notebook.

Mas sempre existe a possibilidade de você não se adaptar, tenho colegas que ficaram apenas algumas horas com Linux e voltaram para Windows rsrsr.
Responder

Gostei + 0

21/11/2014

Carlos Oliveira

Eu acho uma questão de costume mesmo, eu não tenho certeza se realmente irei gostar, em toda minha vida conheço apenas o Windows e não sei tudo, pra será uma grande mudança, não agora, mas espero realmente poder conhecer e gostar.
Responder

Gostei + 0

22/11/2014

Roniere Almeida

Daqui pra fevereiro devo está iniciando meus estudos quanto esse sistema operacional. sempre falam coisas boas dele.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar