Fórum VPN - Indicacao de Estrutura #470422
18/02/2014
0
Gostaria de algumas dicas sobre um cenário que tenho em meus clientes:
Loja Central - Servidor Central - CentOS 5.x (Petrolina)
Loja 001 - No Server - Client's Windows XP, 7, 8 - (Juazeiro)
Loja 002 - No Server - Client's Windows XP, 7, 8 - (Juazeiro)
Resumindo, tenho 2 lojas remotas com suas redes definidas, e preciso que elas façam acesso a uma aplicação WEB localizada
no servidor da loja central.
O que você recomendaria usar? OpenVPN?
Nenhuma das lojas tem IP Fixo.
Samuel Silva.
Curtir tópico
+ 0Posts
18/02/2014
Alex Lekao
Aqui na empresa tbm temos VPN, e temos um Cenário parecido, temos uma matriz e quatro filiais, com arquivos em repositorio na matriz e outras coisas que saem daqui.
Com IP Dinamico, acredito que fique um pouco mais complicado, mas vamos la.
Aqui nos usamos Um computador com Linux FreeBSD e MonoWall instalado, na matriz e nas filiais.
Essas maquina tinham duas placas de Rede, uma para a WAN e uma para a LAN.
Se nao me engano para vc usar IP Dinamico, vc tera que usar algum servico de DNS, nao me lembro os nomes agora, que ele fara a Resolucao de Nomes para vc direcionando assim para as maquinas.
Aqui estamos migrando de infra, estamos implemntanndo o SonicWall e com ele so teremos a necessidade de IP fixo na minha matriz, ponto concetrador, e nas filiais usaremos IP Dinamico.
Desculpe nao poder ajudar mais... infraestrutura nao eh o meu forte.
Espero ter ajudado.
Abraco.
Alex - Lekao
Gostei + 0
03/03/2014
Rodrigo Oliveira
Gostei + 0
05/03/2014
Alex Lekao
Desculpe a demora em responder.
VPN eh uma rede virtual que eh criada dentro de uma outra rede publica, no caso usualmente a internet, comumente dizemos que eh um tunel criado dentro da propria rede internet onde sera trafegado os dados das rede envolvidas.
Eh uma rede virtual privada, VPN = Virtual Private NetWork.
Normalmente tem-se utilitarios que te auxiliam na criacao da VPN ou vc cria diretamente na rede do seu SO.
No nosso caso temos um servidor que usa o SO FreeBSD com o MonoWall instalado, esse monowall eh um firewall que fornece a criacao de VPNs e outras funcionalidades.
Roteadores tbm costumam ter esse recurso.
Nao sei se ajudei, peco desculpas por nao ajudar mais e melhor, mas eu nao sou de infra entao nao conheco bem a respeito.
Abraco.
Alex - Lekao
Gostei + 0
05/03/2014
Rodrigo Oliveira
Gostei + 0
06/03/2014
Alex Lekao
precisando de algo estamos ai.
Abraco.
Alex - Lekao
Gostei + 0
07/03/2014
Rodrigo Oliveira
precisando de algo estamos ai.
Abraco.
Alex - Lekao
pode deixar, pergunto mesmo.
Gostei + 0
10/03/2014
Alex Lekao
tamoae para ajudar.
o que eu souber eu compartilho.
Abraco.
Alex - Lekao
Gostei + 0
11/03/2014
Samuel Silva.
O problema foi solucionado com o uso de routerboards (RB) (mikrotik) nas duas pontas. RBs essas que podem executar varios serviços de atualização de IP em servidores de DNS gratuitos.
Gostei + 0
11/03/2014
Alex Lekao
Obrigado pelo retorno.
Aqui, acho que mencionei acima rsrsr, usamos o MonoWall em maquinas com Linux FreeBSD, mas acredito que funcione com outras versoes do Linux tbm, como por exemplo o CentOS, ele tem recursos tbm de uso de DDNS, se nao me engano.
Estamos migrando a nossa estrutura para um Apliance que fara esse trabalho tbm, e agregara a funcao de firewall, proxy, e algumas outras coisas, ja colocamos o primeiro e devagarinho vamos colocando nas demais unidades de nossa empresa, eh muito bom tbm o uso de Apliance, esse apliance eh o SoniWall da DELL.
CAso vc queira usar, existe a possibilidade tbm de usar o RV42, um router simples da cisco que tbm fecha vpns e a proposta dele eh fazer load balance em links de internet, vc pode usar dois links, tbm tem as funcoes de firewall etc.
Bom, boa sorte ai e sucesso!!!
Abraco.
Alex - Lekao
Gostei + 0
11/03/2014
Rodrigo Oliveira
Gostei + 0
11/03/2014
Alex Lekao
CAra honestamente eu nao sei.
mas acredito que sim.
o problema eh que os salarios da galera de infra normalmente sao os mais baixos. rsrsr
pelo menos essa eh a impressao que tenho. rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Gostei + 0
18/03/2014
Rodrigo Oliveira
Gostei + 0
18/03/2014
Roniere Almeida
é possivel testar em uma vm com Windows Server 2003?
Gostei + 0
20/03/2014
Roniere Almeida
Gostei + 0
21/03/2014
Alex Lekao
nao quiz dizer que os profissionais certificados da cisco ganham menos...
mas que os profissionais de infra normalmente sao pior remunerados... embora que aqueles que devam ter certificacoes na area tenham um ganho maior a respeito.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)