Neste artigo vou demonstrar como instalar o pacote de componentes AlphaControls Lite Edition, que nada mais é do que uma versão reduzida mas gratuita da suíte de componentes Alpha. Esses componentes têm como objetivo principal melhorar o visual das aplicações desenvolvidas tanto em Delphi como em C++ Builder. Uma das grandes vantagens desses componentes são as constantes atualizações, sendo que os mesmos estão disponíveis para download para todas as versões do Delphi incluindo XE2. Vamos instalar a versão gratuita que contém alguns componentes visuais e skins, nada comparado à versão paga que contém inclusive editor de skins e componentes DB-Aware.

Após baixar o pacote, descompacte-o no diretório de sua preferência, eu particularmente gosto de copiar todos os pacotes de componentes de terceiros para dentro do diretório raiz de instalação do delphi, mais precisamente dentro da pasta “Embarcadeiro”. O processo de instalação é bem simples para esse artigo vou usar o Delphi 2010. Primeiro vamos adicionar o caminho das Units(Compiladas) ao Library path no Delphi, vá até o menu “Tools/Options..”, na janela Options clique no botão “...” como mostra a figura 1.

Exibe a janela de configuração Options
Figura 1: Exibe a janela de configuração Options.

Na próxima janela clique no botão com a imagem de uma pasta e informe o caminho até as units, de acordo com a versão do Delphi que esteja sendo usada como mostra a figura 2.

Exibe a janela Directories para informar o caminho até as units
Figura 2: Exibe a janela Directories para informar o caminho até as units.

No meu caso vou navegar até a pasta “D2010” e pressionar o botão “OK”.

Exibe a janela para procurar o diretório onde foi descompactado o pacote
Figura 3: Exibe a janela para procurar o diretório onde foi descompactado o pacote.

Após confirmar o caminho até as units é só pressionar o botão “Add” na janela Directories e pressionar o botão “OK” nas próximas janelas. Agora vamos abrir o pacote para compilar e instalar os componentes. Vá até o menu “File\Open Project.. Ctrl-F11” e selecione os arquivos .dpk para serem compilados, clique no botão Abrir.

Exibe a janela para abrir os arquivo .dpk
Figura 4: Exibe a janela para abrir os arquivo .dpk.

Na Aba Project Manager clique primeiro sobre o pacote acnt2010_R.bpl com o botão direito do mouse e selecione a opção “Compile”, em seguida repita o mesmo passo com o pacote acnt2010.bpl.

Mostra como compilar o pacote
Figura 5: Mostra como compilar o pacote.

Se não ocorrer nenhum erro será exibida uma mensagem de confirmação da compilação, agora é só instalar, para isso basta clicar com o botão direito novamente sobre o pacote acnt2010.bpl e selecionar a opção “Install”, o pacote acnt2010_R é apenas de Run-Time e não deve ser instalado, apenas compilado para gerar o arquivo BPL.

Mostra como instalar o pacote acnt2010
Figura 6: Mostra como instalar o pacote acnt2010.
Exibe a mensagem com a lista de componentes instalados e a confirmação da instalação
Figura 7: Exibe a mensagem com a lista de componentes instalados e a confirmação da instalação.

Seguindo esses procedimentos já podemos visualizar na paleta de componentes a aba AlphaLite.

Exibe a aba AlphaLite
Figura 8: Exibe a aba AlphaLite.

Bom pessoal, nesse artigo demonstrei como é fácil instalar o pacote gratuito de componentes Alpha Lite Edition, no próximo artigo vou postar alguns exemplos básicos de como podemos usar esses poucos componentes e mesmo assim deixar uma simples aplicação com o visual bem arrojado e moderno.

Confira também