Realizar o levantamento de requisitos empregando métodos ágeis não é uma tarefa fácil. Neste artigo será abordado o fluxo da elicitação dos requisitos utilizando o Scrum como framework base para realizar o serviço. Algumas técnicas que serão vistas neste artigo são JAD e Observação. Será apresentada também a gestão dos requisitos que é tão importante quanto a sua elicitação.

Este artigo será útil em situações em que o projeto, no qual irá trabalhar, utilizará métodos ágeis para o seu desenvolvimento. As técnicas aqui apresentadas são ótimas para serem usadas em ambientes colaborativos e tem como foco facilitar o levantamento de requisitos dos projetos.

O que é SCRUM?

O Scrum é um framework amplamente utilizado para gestão de projetos ágeis. Este framework é baseado em um modelo interativo e incremental. Este modelo é ideal para o levantamento de requisitos ágeis, mas por onde começar? A Figura 1 demonstra de maneira simplificada o framework do Scrum que usaremos como exemplo para apresentar o levantamento de requisitos utilizando métodos ágeis.

Framework Scrum
Figura 1. Framework Scrum

Temos o momento 1 que fazemos a apresentação do Product Backlog como entrada para o planejamento do Sprint, mas como é gerado esta lista de prioridades? Como é feita a priorização? Em qual momento iremos detalhar os itens da lista? As respostas para estas perguntas estão em uma série de técnicas ágeis que, combinadas com o Scrum, geram um grande valor para as companhias e auxilia a entrega de vários projetos com sucesso.

Requisitos Ágeis

Na fase de iniciação teremos, de maneira simplificada, a criação de uma lista de itens prioritários que deverão ser detalhados e desenvolvidos para o primeiro Sprint. Desta forma, o levantamento dos requisitos sempre estará, no mínimo, um Sprint a frente do desenvolvimento.

É necessário criar uma lista de requisitos iniciais para ser priorizada e iniciar o detalhamento de cada item. Após a criação desta lista, começa-se a realizar a priori ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo