Manipulando imagens
Hoje vamos conhecer um pouco das classes System.Drawing e System.Drawing.Imaging que nos permite a manipulação de imagens, será apresentado aqui um exemplo útil usando poucas linhas de código.
Pra começar crie um novo web site do tipo asp.net com a linguagem C#.
Nosso exemplo sera criar uma imagem permitindo informar texto, fonte, Tamanho da fonte, largura e altura dessa imagem.
Vamos lá.
Adicionei no form 5 controles TextBox e um Button, ficando da seguinte forma.
ID = txtTexto
ID = txtFonte
ID = txtTamanho
ID = txtLargura
ID = txtAltura
ID = btnGerar
Text = Gerar Imagem
Vamos a codificação do botão btnGerar, no evento click inclua o seguinte código:
protected void btnGerar_Click(object sender, EventArgs e)
{
//Criando um novo Bitmap que recebe 2 parametros em seu construtor, o primeiro é a largura e o segundo a altura da imagem
Bitmap bmp = new Bitmap(Convert.ToInt32(txtLargura.Text), Convert.ToInt32(txtAltura.Text));
//Aqui instanciamos o objeto SolidBlush que receberá a cor do texto
SolidBrush brush = new SolidBrush(Color.Blue);
// criamos um outro objeto do tipo grafics que receberá a imagem acima
Graphics g = Graphics.FromImage(bmp);
// Passaremos ao método DrawString alguns parametros para nossa imagem, os ultimos parametros (5,8) são os pontos que você queira que aparecerá o texto
g.DrawString(txtTexto.Text,
new Font(txtFonte.Text, Convert.ToInt32(txtTamanho.Text)), brush, 5, 8);
//Modificamos a saída
Response.ContentType = "image/jpeg";
//Salvamos nossa imagem em Stream passando o formato de imagem a ser gerada
bmp.Save(Response.OutputStream, ImageFormat.Jpeg);
//Nunca se esqueça de fechar os objetos
g.Dispose();
bmp.Dispose();
}
Compile a aplicação e execute.
Resultado
Prontinho, como esse simples exemplo temos uma visão bem ampla do que é possível se criar com essas classes, a infinidade de coisas é incrível, explore-as e divirta-se.