Quem nunca parou para dar boas gargalhadas enquanto estava navegando pelas redes sociais e se deparou com um meme como o da Figura abaixo? ​

Quando você encontra um problema sem solução, tudo vira um caos

Além de trazer momentos divertidos, eles também trazem um conteúdo sobre o dia-a-dia de um programador como, por exemplo, um código mal escrito que no final funciona, ficar muito tempo sem programar não nos faz esquecer da tecnologia, etc.​

Alguns desses memes trazem verdades sobre a programação, porém nem sempre trazem boas práticas, o que pode prejudicar um programador caso ele esteja iniciando em sua carreira.​

Mas não se preocupe, neste artigo vamos relembrar alguns memes que circulam na internet e verificar se são mitos ou verdades.​

Veja na lista abaixo os temas que serão abordados:

  • Código ruim também funciona?
  • O Sênior também empaca?
  • Programar é igual andar de bicicleta (aprende 1x e jamais esquece)?
  • Copiar código da internet é uma boa solução?
  • A teoria é diferente da prática?
  • Quando você encontra um problema “sem solução”, tudo vira um caos?
  • A gente pode se auto sabotar?
  • É possível fazer uma aplicação só com HTML\CSS?

Código ruim também funciona?

Código ruim também funciona

Sim, o código ruim também funciona.

Muitas vezes os programadores acabam criando códigos mal estruturados e mal formatados. Esses códigos cumprem com o seu objetivo, ou seja, fazem o sistema funcionar normalmente.

Veja um exemplo de um código mal escrito:

funcao sm(x,y) { retornar x+y; }
Código 1. Função que soma dois números

O código acima tem o objetivo de somar dois números. Mas se eu não tivesse te falado isso, você provavelmente precisaria de um tempinho pra descobrir, correto?

Veja agora o mesmo exemplo porém deixando o código mais claro:

funcao somarNumeros (num1, num2) {
      resultadoDaSoma = num1 + num2;

      retornar resultadoDaSoma;
}
Código 2. Função que soma dois números refatorada.

Mas afinal, por que é necessário deixar o código bem estruturado e bem formatado se ele funciona da mesma forma?

Simples, uma hora você ou outro programador vai precisar fazer a manutenção, ou simplesmente entender do que se trata o código.

Um código claro economiza tempo, o que pode ser crucial durante o processo de entrega de um projeto.

O Sênior também empaca?

O Sênior também empaca

Tudo verdade! Até aqui na DevMedia isso já aconteceu! Ensinando ao nosso estagiário a resolver um problema de algoritmo, nem o nosso sênior conseguiu resolver o problema, alegando “falta de recursos da linguagem para resolver o problema”. 😒

É comum o programador júnior achar que o sênior sabe de tudo e que tem todas as melhores soluções para os problemas que surgem, tratando como o dono da verdade. Contudo, é um cara comum, que também está em constante aprendizagem e por isso pode empacar sim.

É claro que o Dev Sênior terá mais recursos para resolver, pois ele já tem mais conhecimento, já tem mais experiência e saberá como pesquisar melhor, e conseguirá sair do problema mais rápido do que um Dev iniciante, mas isso não quer dizer que ele nunca vai empacar.

Programar é igual andar de bicicleta (aprende 1x e jamais esquece)?

Programar é igual andar de bicicleta

É mito, pois tecnologia tem que ser exercitada. O mesmo acontece quando aprendemos um novo idioma, por exemplo, o inglês. Se pararmos de praticar, pode ter certeza que vamos esquecer.

Além disso, a prática leva perfeição e a melhorar sua visão sobre a tecnologia. Quanto mais você pratica mais você será capaz de solucionar de pequenos a grandes erros.

Outro ponto é que a tecnologia está sempre mudando, se você não praticar não vai buscar aprender as novidades da tecnologia.

Imagine que você aprendeu PHP na versão 5.6 e não se atualizou. A versão atual em 2021 é a 8 e com isso muita coisa mudou. Sem praticar você não vai se atualizar e com isso você fica para trás.

Você será capaz de identificar algumas coisas, mas nem tudo será familiar devido aos upgrades. Com isso, será que conseguirá trabalhar tranquilamente na versão 8?🤔

Copiar código da internet é uma boa solução?

Copiar código
da internet é uma boa solução

É mito! Copiar código dos outros não é uma boa solução. A manutenção será um problema, pois não se sabe ao certo como e porque aquele código funcionou ali.

Já vimos que código ruim funciona, mas não necessariamente aquilo é a melhor solução.😅

O melhor código é quando entendemos o que fazemos – raciocinamos e implementamos. Até podemos ver outro código para se basear, mas o legal é entender e fazer você mesmo.

A teoria é diferente da prática?

A teoria é diferente
da prática

Super verdade! Pensamos em uma solução, achamos que é a melhor do mundo e na prática não é bem assim por causa de n fatores que compõem o projeto.

Isso acontece porque programação é prática. Você tem que meter a mão na massa. Na teoria tudo é muito bonito, você consegue fazer qualquer coisa, mas às vezes quando você chega na prática, você vê os empecilhos.

Quando você encontra um problema “sem solução”, tudo vira um caos?

Quando você encontra um problema sem solução, tudo vira um caos

Claro que sim! Quem nunca!? Até o nosso estagiário passou por isso, e olha que foi em banco de dados. Ele achou que tudo estava dando errado, tudo era muito difícil, até que ele viu que esqueceu o “END” no SQL.🤦

Quando encontramos algum problema e ainda não achamos a solução, nossa vida vira um caos, principalmente quando estamos no início da carreira. Quando esquecemos de declarar uma variável ou a declaramos erroneamente, a vontade é de tacar o computador na parede. E isso é normal!

Não desanime, acontece com cada um, e até com os mais experientes também. 😉

A gente pode se auto sabotar?

A gente pode
se auto sabotar

Muito verdade, e isso acontece aqui no time da DevMedia também. Outro dia estávamos vendo aqui um problema que rolou, uma “inconsistenciazinha” e quando fomos catar o que estava rolando identificamos o problema e fomos correr atrás do problema para solucionar. No cabeçalho da função identificamos o autor, que era o Fernando, chefe do desenvolvimento! 😳

Pode ser o mais comum dos projetos durante o decorrer da sua carreira e você acaba não lembrando exatamente do que fez, de todas as funções que você fez, então, em determinado momento pode passar um bug . “Quem nunca, que atire a primeira pedra”!

É possível fazer uma aplicação só com HTML\CSS?

É possível fazer
uma aplicação só com HTML\CSS

Cara, é impossível! Se você ainda não sabe disso, HTML não é uma linguagem de programação, é uma linguagem de marcação. Então você não consegue desenvolver uma aplicação somente com HTML ou HTML e CSS. Tem que saber uma linguagem para aí sim construir uma aplicação completa.