O ramo da programação têm muitos mitos e verdades, e para quem está querendo ingressar nessa carreira, é importante saber o que esperar.

Código ruim também funciona?

Código ruim também funciona

Sim, o código ruim também funciona. Às vezes não está bem formatado e bem estruturado, mas se ele faz o que foi proposto a fazer, então roda. 🤷‍♂️

Podemos até deixar o código desta forma, contudo perderemos em desempenho, qualidade e manutenção.

O Sênior também empaca?

O Sênior também empaca

Tudo verdade! Até aqui na DevMedia isso já aconteceu! Ensinando ao nosso estagiário a resolver um problema de algoritmo, nem o nosso sênior conseguiu resolver o problema, alegando “falta de recursos da linguagem para resolver o problema”. 😒

É comum o programador júnior achar que o sênior sabe de tudo e que tem todas as melhores soluções para os problemas que surgem, tratando como o dono da verdade. Contudo, é um cara comum, que também está em constante aprendizagem e por isso pode empacar sim.

É claro que o Dev Sênior terá mais recursos para resolver, pois ele já tem mais conhecimento, já tem mais experiência e saberá como pesquisar melhor, e conseguirá sair do problema mais rápido do que um Dev iniciante, mas isso não quer dizer que ele nunca vai empacar.

Programar é igual andar de bicicleta (aprende 1x e jamais esquece)?

Programar é igual andar de bicicleta

É mito, pois tecnologia tem que ser exercitada, tem que codificar para não esquecer. Além disso, uma linguagem aprendida hoje pode estar completamente diferente amanhã. Conseguimos identificar algumas coisas, mas nem tudo será familiar devido aos upgrades. Imagina quem aprendeu PHP na versão 6, será que conseguirá trabalhar tranquilamente na versão 8?🤔

Copiar código da internet é uma boa solução?

Copiar código
da internet é uma boa solução

É mito! Copiar código dos outros não é uma boa solução. A manutenção será um problema, pois não se sabe ao certo como e porque aquele código funcionou ali.

Já vimos que código ruim funciona, mas não necessariamente aquilo é a melhor solução.😅

O melhor código é quando entendemos o que fazemos – raciocinamos e implementamos. Até podemos ver outro código para se basear, mas o legal é entender e fazer você mesmo.

A teoria é diferente da prática

A teoria é diferente
da prática

Super verdade! Pensamos em uma solução, achamos que é a melhor do mundo e na prática não é bem assim por causa de n fatores que compõem o projeto.

Isso acontece porque programação é prática. Você tem que meter a mão na massa. Na teoria tudo é muito bonito, você consegue fazer qualquer coisa, mas às vezes quando você chega na prática, você vê os empecilhos.

Quando você encontra um problema “sem solução”, tudo vira um caos

Quando você encontra um problema sem solução, tudo vira um caos

Claro que sim! Quem nunca!? Até o nosso estagiário passou por isso, e olha que foi em banco de dados. Ele achou que tudo estava dando errado, tudo era muito difícil, até que ele viu que esqueceu o “END” no SQL.🤦

Quando encontramos algum problema e ainda não achamos a solução, nossa vida vira um caos, principalmente quando estamos no início da carreira. Quando esquecemos de declarar uma variável ou a declaramos erroneamente, a vontade é de tacar o computador na parede. E isso é normal!

Não desanime, acontece com cada um, e até com os mais experientes também. 😉

A gente pode se auto sabotar?

A gente pode
se auto sabotar

Muito verdade, e isso acontece aqui no time da DevMedia também. Outro dia estávamos vendo aqui um problema que rolou, uma “inconsistenciazinha” e quando fomos catar o que estava rolando identificamos o problema e fomos correr atrás do problema para solucionar. No cabeçalho da função identificamos o autor, que era o Fernando, chefe do desenvolvimento! 😳

Pode ser o mais comum dos projetos durante o decorrer da sua carreira e você acaba não lembrando exatamente do que fez, de todas as funções que você fez, então, em determinado momento pode passar um bug . “Quem nunca, que atire a primeira pedra”!

É possível fazer uma aplicação só com HTML\CSS?

É possível fazer
uma aplicação só com HTML\CSS

Cara, é impossível! Se você ainda não sabe disso, HTML não é uma linguagem de programação, é uma linguagem de marcação. Então você não consegue desenvolver uma aplicação somente com HTML ou HTML e CSS. Tem que saber uma linguagem para aí sim construir uma aplicação completa.