O Panel e o mais simples de todos se parece muito com o GroupBox mas não tem título , neste exemplo usei a propiedade backcolor para diferenciar, mas cada um cria seu estilo.

Ao desenvolver uma aplicação onde iremos utilizar uma interface gráfica devemos colocar os componentes de forma que o usuário navegue de forma intuitiva pelo form , meu amigo Roberto que me diga pois foi ele que me ensinou e tem me cobrado isto, obrigado a ele , bem voltemos.

O Visual Studio nos ajuda nesta tarefa disponibilizando vários componentes que gerenciam como eles serão organizados dentro deles, este componentes são chamados de Containeres.

1 . O FlowLayoutPanel coloca os componentes na horizontal e quando os mesmos não cabem os pões na vertical. Na figura abaixo temos um exemplo.

image-container

O FlowLayoutPanel da esquerda não coube os dois texts e os colocou na vertical o outro coube por isso eles estão alinhados na horizontal.

2. O GroupBox serve para separar os componentes conforme sua origem, no exemplo abaixo criamos dois Containeres (clientes e produtos ) bem parecido com os frames do VB 6.0.

image-container

3. O Panel e o mais simples de todos se parece muito com o GroupBox mas não tem título , neste exemplo usei a propiedade backcolor para diferenciar, mas cada um cria seu estilo.

image-container

4.O SplitContainer divide a áera em dois ou mais painéis podendo dimensionar as áreas em tempo de execução.

image-container

5. O TabControl e muito útil pois nos da a possibilidade de abrir varias abas e cada aba pode conter um conteúdo.

image-container

6. O TableLayoutPanel o seu conteúdo e mostrado de forma tabular , nas propiedades você pode configurar linha a linha , pode ainda adicionar um Panel e abrigar mais de um controle, ai vai da sua imaginação.Quando se tem varios controles este e indicado devido a facilidade de alinhamento dos mesmos.

image-container

Acredito que não existe o Container ideal ou o melhor ai vai muito do desenvolvador.

Abraços a todos.