Não tem como negar que muitas das melhores oportunidades de emprego estão na área de tecnologia, inclusive ligadas à programação. Mas ao mesmo tempo em que isso é uma verdade, tem muitos profissionais que buscam oportunidades como Programador Júnior, mas não conseguem encontrar.

Se você também está com dificuldades para conseguir o seu primeiro emprego na programação, saiba que o problema pode não ser o mercado. Isso porque é bastante comum que alguns erros sejam cometidos nessa busca e atrapalhem o sucesso. Mas não se preocupe porque é possível mudar essa realidade, e a gente preparou este conteúdo para ajudar.

Nele, listamos alguns erros que dificultam conseguir empregos na programação e também citamos algumas dicas para você conseguir se dar bem em uma entrevista de emprego. Continue lendo e anote todas as informações para conquistar a sua primeira oportunidade!

Erros que dificultam conseguir emprego na programação

Antes de tudo, é importante que você entenda que a intenção não é apontar culpados. Nós preparamos esta lista com os erros que você pode estar cometendo porque muita gente acaba errando sem se dar conta disso.

A intenção é que você analise esses erros para observar a sua própria realidade e fazer mudanças e adequações de uma forma estratégica para aumentar as suas chances de conseguir uma oportunidade como Programador Júnior.

Dito isso, confira seguir os erros que podem estar atrapalhando o seu ingresso no ramo da programação.

Baixa qualificação

Considere que o ramo da programação envolve tecnologias modernas e muito atuais. Por isso, quem deseja encontrar uma oportunidade de emprego nesse mercado precisa se capacitar à altura.

Fazer um curso básico de programação não é suficiente para ser um profissional atrativo para as empresas. Afinal, existem muitos outros por aí com conhecimento maior e que já têm até mesmo experiência antes de ter conseguido o primeiro emprego na área.

Jovem adolescente programando

Antes de se candidatar para as vagas, procure caprichar no seu currículo. Faça um bom curso, procure uma oportunidade de estágio e mantenha seus conhecimentos sempre atualizados. Evite estacionar para que você não acabe ficando para trás e com uma qualificação muito baixa.

Estudar do jeito errado

Dentro da programação, é preciso manter uma linearidade de estudos. Isso significa que você deve se dedicar a diferentes conhecimentos que estejam interligados uns nos outros para que possam se complementar.

De nada adianta fazer um curso muito longo de uma linguagem só acreditando que ela é a única que existe e que todas as vagas disponíveis no mercado vão abraçar essa sua capacitação. Isso não é verdade.

Você pode perder muito tempo fazendo um curso só e tentar ingressar em mercado completamente diferente. Por isso não vai conseguir a oportunidade, já que não tem a capacitação necessária para aquela vaga.

O ideal seria fazer um curso que oferece um plano de estudo bem estruturado, para que você consiga aprender a programação de uma forma lógica e do jeito certo. Assim vai criar um currículo atrativo para os empregadores.

Falta de networking

Fica difícil conseguir uma oportunidade de primeiro emprego se você for completamente desconhecido no mercado. Ou seja, é preciso começar a se conectar com pessoas e empresas para fazer networking.

Essa prática consiste em justamente buscar contatos que estejam relacionados a sua área de interesse. Esses contatos precisam ser estratégicos, de profissionais ou empresas que possam abrir portas e trazer oportunidades para você ingressar como Programador Júnior.

Você pode fazer networking de diferentes formas, como participando de eventos, de feiras, encontros, palestras, entre outras oportunidades. faça parte de grupos e comunidades desse universo.

Também dá para apostar muito nas redes sociais. Mantenha o seu perfil sempre atualizado e com uma pegada mais profissional. É claro que você pode ter redes sociais mais pessoais, porém, aquela que for cotada para o trabalho precisa mostrar que você está disponível para um primeiro emprego.

Ela deve espelhar o profissional que você é para fazer essas conexões e criar as suas próprias oportunidades. Os outros programadores, os recrutadores e as empresas precisam saber das suas habilidades, da sua formação e da sua disponibilidade.

Não dominar tecnologias mais utilizadas

Aí você decide fazer um curso de programação e procura o mais barato que existe. Faz aquela linguagem simples, consegue o seu certificado e acha que já está com um currículo completo para ser um Programador Júnior, mas não é bem assim.

Não é qualquer conhecimento em programação que vai ser útil para o mercado de trabalho atual. Quem não domina as tecnologias mais utilizadas, pode ter bastante dificuldade para se colocar porque a sua capacitação não vai atender as demandas do momento. Procure investir em cursos que abordam as tecnologias mais visadas, aquelas mais utilizadas, para que o seu conhecimento seja atual é atrativo.

 linguagem escolher

Buscar oportunidades nos lugares errados

Para você conseguir uma vaga como Programador Júnior precisa procurar o emprego onde ele está sendo oferecido. De nada adianta entrar em redes sociais e fazer publicações do tipo classificados, postando o seu currículo e dizendo que você está disponível para trabalhar.

O ideal é estar nas plataformas onde as empresas estão publicando as suas oportunidades, para então fazer uma conexão adequada com elas. Você pode encontrar vagas de emprego em sites como o Infojobs e a Catho, mas existem ainda outros lugares que também podem ser aproveitados para isso, como o LinkedIn.

Ao fazer o networking, você pode conversar com outros programadores e também com recrutadores para descobrir onde estão as melhores ofertas de vagas e, assim ir atrás delas. O mais importante é não dar tiros no escuro.

Dificuldades com a prova prática

Tem muito programador iniciante que se dedica em excesso à teoria e acaba se esquecendo de que programação é uma atividade muito prática. Assim, chega na hora de fazer essa prova prática, acaba não tendo um bom desempenho.

É fundamental que você procure um curso de programação que ensine a programar a partir do zero por meio dos seus próprios projetos. Desse jeito vai manter um aprendizado bem estruturado, entendendo o passo a passo da programação e de como tudo funciona na prática.

Quando tiver que provar o seu conhecimento e a sua habilidade em uma entrevista de emprego, não passará por dificuldades porque saberá executar a tarefa que foi solicitada.

Não ter um plano de carreira

Você já sabe que quer ingressar no ramo da programação e também já definiu que o passo inicial para isso é uma oportunidade como Programador Júnior. Mas, e depois? O que você pensa para o seu futuro? Não ter um plano de carreira pode dificultar conseguir uma vaga.

Isso porque o plano de carreira define aquilo que você deseja construir, os objetivos que quer alcançar, como vê a sua carreira daqui a alguns anos. Muitas vezes, isso impacta no tipo de empresa em que vai começar a trabalhar e também influencia nos cursos que vai fazer e nas linguagens que vai dominar.

Impacta até mesmo em qual cidade ou região pretende buscar as suas oportunidades de emprego. Você quer trabalhar de forma presencial? Prefere o sistema Home Office? Estabeleça um plano para que possa buscar as oportunidades que se alinham com o seu perfil e objetivos.

Não ter um portfólio

É verdade que ter um bom currículo faz toda a diferença para conseguir uma vaga de emprego como Programador Júnior. Porém, muitos recrutadores e empresas querem conhecer um pouco mais do trabalho que você é capaz de realizar. Então, se não tiver um portfólio também existe o risco de perder oportunidades.

Uma amostra do seu trabalho pode ser o grande diferencial em relação a outro candidato. Se você ainda não realizou nenhum trabalho por conta própria, não se preocupe. Pode criar algum projeto somente para desenvolver esse portfólio e encaminhar para as empresas como um exemplo daquilo que faz.

Dicas para se dar bem na entrevista

Agora vamos supor que você fez tudo do jeito certo, que estudou da maneira correta, procurou as vagas onde elas estão, fez as suas conexões, desenvolveu o seu portfólio e, por fim, conseguiu uma entrevista de emprego.

Tem muita gente que acaba perdendo a oportunidade nesse momento porque não sabe muito bem como aproveitar a ocasião para vender a si mesmo. Mas aqui também não tem segredo. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar muito a se dar bem na entrevista.

Entenda o que é a entrevista técnica

Provavelmente, uma das etapas do processo de seleção para a vaga de Programador Júnior será a entrevista técnica. É fundamental entender o que ela é e como funciona para que você consiga ter um bom desempenho.

A entrevista técnica é aquela que vai avaliar as habilidades técnicas do candidato, ou seja, além de apresentar o seu currículo que atesta as certificações, você precisa demonstrar as suas habilidades, seja durante uma conversa ou então na prática.

O objetivo desse tipo de entrevista é conferir qual candidato tem o perfil que mais se alinha àquilo que a empresa está buscando. Vale pesquisar um pouco sobre as entrevistas técnicas da empresa em que você está tentando a vaga, e até mesmo conversar com outras pessoas que já passaram por essa experiência para que possa se preparar da melhor forma.

Analise bem a vaga para entender as exigências

Cada empresa define as suas próprias exigências e critérios para fazer a seleção de candidatos para as vagas de Programador Júnior. Quando você for passar por uma entrevista, procure rever tudo aquilo que a empresa está exigindo para que possa atender a cada um desses critérios.

Isso também é importante para você melhorar os seus argumentos quando estiver conversando com o entrevistador. Assim poderá falar com mais ênfase das habilidades e experiências que estavam descritos na vaga. Isso vai ajudar a construir o seu perfil e favorecer a construção de uma imagem positiva de você enquanto profissional.

Estude sobre a empresa

Se você pretende entrar em uma empresa, é importante que entenda quem ela é. Essa é uma parte fundamental para conseguir se dar bem em qualquer tipo de entrevista de emprego, inclusive como Programador Júnior.

Faça a sua lição de casa. Pesquise um pouco mais sobre a empresa, sobre aquilo que ela faz, a sua missão, os seus valores, o tipo de cultura que pratica, possíveis ações sociais que realiza, as soluções que entrega, entre outros detalhes.

Assim você conseguirá participar da conversa quando o entrevistador estiver falando a respeito da empresa ou então das soluções dela. Demonstra comprometimento, proatividade e um interesse muito maior em fazer parte daquela equipe.

Mantenha a sinceridade

Mentir na entrevista de emprego é uma das piores coisas que você pode fazer. O ideal é manter a sinceridade em todos os momentos, ainda que aparentemente aquilo não seja vantajoso para você. Afinal, como diz o ditado, a mentira tem perna curta, e isso é realmente verdade.

Não adianta dizer para o recrutador que você domina uma certa linguagem de programação, por exemplo, se não faz ideia do que se trata. Também não é o melhor caminho falar que tem experiência com esse ou aquele tipo de trabalho se isso não for verdade.

Se houver uma entrevista técnica e uma parte prática, automaticamente já vão perceber que você não usou da sinceridade. É preferível mostrar disposição para continuar aprendendo e se capacitar do que mentir falando que você sabe aquilo que não conhece.

O Programador Júnior está começando e muitas empresas investem nesses profissionais para que eles sejam moldados exatamente como elas querem. Demonstrar sinceridade e interesse em aprender e continuar evoluindo pode gerar uma boa oportunidade para você, enquanto a mentira só vai manchar a sua reputação.

Domine a prática

A gente já falou sobre isso, mas não custa reforçar. Para se dar bem em uma entrevista de emprego como Programador Júnior, é fundamental dominar a prática. Estude a teoria, mas pratique a programação, já que no dia a dia você não vai trabalhar com livros, e sim com códigos no computador.

O aprendizado constante também é fundamental para conseguir oportunidades de emprego como Programador Júnior. Procure buscar conhecimento além da faculdade. Assim conseguirá se especializar ainda mais, além de aprender a programar na prática. Também sentirá mais segurança com o seu próprio preparo e conhecimento na hora de fazer as entrevistas.

No blog da DevMedia você encontra várias dicas e informações para aprimorar seu conhecimento. Acesse para conferir as postagens e ficar por dentro do mundo da programação!