De que se trata o artigo:

Full Text Search é a técnica de indexação, pesquisa e relevância do PostgreSQL, que utiliza um conjunto de regras naturais para adicionar suporte a modo verbal (derivações de um verbo), através da utilização de dicionários e algoritmos específicos. Neste contexto, este artigo apresenta de forma prática o uso deste recurso no PostgreSQL.

Para que serve:

Podemos utilizar a busca completa ou text search para considerar nas pesquisas as derivações dos termos utilizados nas buscas, por exemplo, formas de conjugação de verbos, sinônimos e similaridade.

Em que situação o tema útil:

O Full Text Search pode ser utilizado em situações onde uma grande quantidade de texto precisa ser pesquisada e o resultado deve obedecer às regras linguísticas e ordenação por relevância. Por exemplo, uma pesquisa por páginas dentro de um gerenciador de conteúdo web ou termos dentro da sinopse de um acervo de filmes.

Resumo DevMan

O Full Text Search possui grandes vantagens em relação a outras alternativas para pesquisas textuais, como por exemplo, o comando LIKE. Algumas delas são: realização de pesquisas textuais baseadas na lingüística; atribuição de pesos para os termos pesquisados, e; geração de ranqueamento, possibilitando uma melhor visualização dos documentos que são mais relevantes de acordo com a pesquisa realizada. Neste contexto, este artigo visa analisar os detalhes de implementação e utilização do recurso de Full Text Search no PostgreSQL.

Uma necessidade cada vez mais comum de muitas aplicações, principalmente para aplicações web, é pesquisar por frases ou palavras não apenas nas colunas char ou varchar das tabelas de um banco de dados.

A pesquisa baseada em palavras e frases é uma das principais características das ferramentas de buscas na web, como o Google, e dos sistemas de gerenciamento de documentos digitais. Para executar estas pesquisas de forma eficiente, muitos desenvolvedores criam aplicações extremamente complexas e que não possuem a inteligência necessária na procura de termos e frases nas colunas que armazenam textos e documentos digitais nas tabelas dos bancos de dados.

Neste contexto, o Full Text Search possui grandes vantagens em relação a outras alternativas para pesquisas textuais, como por exemplo, o comando LIKE. Algumas delas são:

  • Realização de pesquisas textuais baseadas na linguística. Uma pesquisa linguística é baseada em palavras ou frases de um idioma específico, levando em consideração a conjugação de verbos, palavras derivadas, acentuação, entre outras características.
  • Atribuição de pesos para os termos pesquisados, fazendo com que determinadas palavras sejam mais importantes do que outras dentro de uma mesma pesquisa textual;
  • Geração de ranqueamento, possibilitando uma melhor visualização dos documentos que são mais relevantes de acordo com a pesquisa realizada.

Então, quem nunca se deparou com a necessidade de pesquisar informações em textos onde os resultados são insatisfatórios devido à variação semântica de um idioma? Atento a este contexto e a esta pergunta, este artigo visa analisar os detalhes de implementação e utilização do recurso de Full Text Search no PostgreSQL. Para isso, faremos uso de um estudo de caso.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo