Artigo no estilo: Curso

Por que eu devo ler este artigo:Este artigo é útil porque apresenta a correção e explicação das alternativas corretas das questões de banco de dados cobradas na prova que selecionou candidatos para o cargo de administrador de dados com foco teórico.

O leitor que acompanhar este conteúdo saberá qual é o tipo de tarefa, atribuição e operações cobradas de um administrador de banco de dados que trabalha em uma instituição pública.

Em maio de 2014 o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário – antigo Ministério da Agricultura) abriu um concurso público para preencher as vagas de alguns cargos técnicos. Dentre eles havia a função de administrador de dados, que dispunha de três vagas para trabalhar em Brasília.

O salário inicial para as vagas disponíveis para este cargo era de R$ 6.130,00, com uma jornada de 40 horas semanais. Como pré-requisitos para o cargo os candidatos deveriam ter diploma de graduação na área de informática ou graduação em cursos da área de exatas.

O edital solicitou três anos como tempo mínimo na função e experiência comprovada, indicando que o perfil para esta vaga é para um profissional júnior ou pleno que já conhece o mercado de trabalho.

De acordo com o edital, a prova foi dividida entre questões que cobraram conhecimentos básicos (língua portuguesa e raciocínio lógico-quantitativo) e específicos. O exame contou com 30 questões relacionadas a banco de dados que deveriam ser respondidas por meio da escolha de uma alternativa dentre cinco disponíveis.

O tempo total de duração da prova foi de três horas e trinta minutos e todas as etapas do concurso ficaram a cargo da FUNCAB (Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt).

O edital diz também que o conteúdo da prova para o cargo de administrador de banco de dados envolve os principais conceitos de bancos de dados, incluindo detalhes sobre modelagem, otimização de desempenho e integridade de dados. Nenhum SGBD específico encontrado no mercado foi citado no edital do concurso.

Com base nisso, neste artigo será apresentada apenas a correção das questões de conhecimento específico relacionadas ao conteúdo de banco de dados para a prova cuja ordem das questões foi apresentada de acordo com o modelo T para evitar a “cola” entre os candidatos. As questões serão apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

Questões de conhecimento específico da prova

Questão 21) No que diz respeito aos bancos de dados, a principal meta da arquitetura “três esquemas” é separar as aplicações do usuário do banco de dados físico. Os esquemas são definidos de acordo com as seguintes descrições:

Nível I. Descreve a estrutura de armazenamento físico do banco de dados, utiliza um modelo de dados e descreve detalhadamente os dados armazenados e os caminhos de acesso ao banco de dados.

Nível II. Descreve a estrutura global do banco de dados como um todo, mas não fornece detalhes do modo como os dados estão fisicamente armazenados.

Nível III. Descreve as visões do banco de dados para um grupo de usuários, sendo que cada uma descreve, por sua vez, quais porções do banco de dados um grupo de usuários terá acesso.

Os níveis I, II e III são denominados, respectivamente:

a) micro, intermediário e macro.

b) fundamental, médio e superior.

c) estratégico, gerencial e operacional.

d) básico, desenvolvido e avançado.

e) interno, conceitual e externo.

Gabarito: E.

Comentário: A primeira questão de conhecimento específico de banco de dados desta prova cobrou um conceito teórico pouco utilizado na prática: detalhes sobre a arquitetura de três esquemas.

Apesar do enunciado citar o contexto de banco de dados, a arquitetura de três esquemas também é utilizada em outras áreas da computação como, por exemplo, a engenharia de software.

Neste tipo de arquitetura cada esquema é definido de acordo com a forma de observar o sistema. No esquema externo temos a visão do usuário que abstrai os detalhes de implementação e funcionamento do sistema. De acordo com os níveis apresentados no enunciado, o esquema externo é compatível com o nível III.

O esquema conceitual da arquitetura se concentra na definição de negócio em um alto nível, sem fornecer detalhes específicos de funcionamento. Este esquema é compatível com a descrição do nível II.

Por fim, o esquema interno define as estruturas de armazenamento e detalhes internos de implementação e manipulação de dados. Considerando o enunciado, o nível I é o que está mais próximo do esquema interno.

Portanto, a sequência respectiva de esquemas da arquitetura associados aos níveis I, II e III do enunciado é interno, conceitual e externo, apresentados nesta ordem apenas na alternativa E.

Questão 22) A integridade dos dados é um termo abrangente que inclui, simultaneamente, os conceitos de consistência, precisão e correção dos dados armazenados em um banco de dados. Um dos tipos de integridade é caracterizado por meio das condições listadas a seguir:

· É a forma mais elementar de restrição de integridade;

· O valor de um campo deve obedecer ao tipo de dados e às restrições de valores admitidos para a coluna;

· Funciona ao nível da coluna do banco de dados.

O tipo descrito anteriormente é denominado integridade de:

a) tabela.

b) registro.

c) domínio.

d) entidade.

e) instância.

Gabarito: C.

Comentário: Esta questão teórica cobra do candidato o conhecimento acerca do tipo de integridade de dados que um banco de dados proporciona. O enunciado apresenta três condições e pergunta qual é o tipo de integridade que possui estas três condições.

A maioria dos bancos de dados possui recursos para a implementação de três tipos de integridade:

· Integridade de domínio: Este tipo de integridade está relacionado com valores e regras que podem ser definidas para limitar os valores das colunas de uma tabela. Por exemplo: a implementação de regras que permitam apenas valores positivos em uma coluna de preço;

· Integridade de entidade: Esta integridade concentra-se na verificação de regras que podem ou não permitir a inclusão de uma linha em uma tabela. Por exemplo: checar se é possível incluir um novo produto no estoque (uma linha na tabela ESTOQUE) através de um algoritmo que verifica se há espaço físico disponível no armazém;

· Integridade referencial: A integridade referencial foca no relacionamento entre entidades e é implementada através da checagem que uma constraint chave estrangeira faz nos valores de uma chave primária armazenada em outra entidade.

De acordo com as três condições indicadas no enunciado, fica claro que ele se refere à integridade de domínio, pois são citadas as restrições de valores colocados em colunas. Sendo assim, o candidato deve escolher a alternativa C para esta questão.

Questão 23) Em um banco de dados, uma transação constitui uma operação, como inclusão, leitura, atualização ou exclusão, realizada em um banco de dados. Nesse contexto, alguns princípios devem ser atendidos, tais como:

I. Se ocorrerem falhas que interrompam o processo de atualização de valores de estoque, o sistema deve manter os valores antigos.

II. Se a transação for completada sem problemas, a soma das quantidades existentes em estoque do produto transferido (nos dois estoques), antes e depois da transação, deve ser a mesma.

Os princípios definidos em I e II são denominados, respectivamente:

a) consistência e durabilidade.

b) durabilidade e independência.

c) independência e confiabilidade.

d) confiabilidade e atomicidade.

e) atomicidade e consistência.

Gabarito: E.

Comentário: Nesta questão o candidato deve se lembrar das propriedades ACID de uma transação, algo que é muito importante para quem trabalha com banco de dados. ACID é uma sigla para Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade. O significado de cada uma dessas propriedades é apresentado a seguir:

· Atomicidade: esta propriedade trata a transação como algo que não pode ser dividido, isto é, não é possível t ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo