Artigo no estilo: Curso
Por que eu devo ler este artigo:Este artigo é útil porque apresenta a correção e explicação das questões de banco de dados cobradas na prova que selecionou candidatos para o cargo de administrador de banco de dados. O artigo contém a explicação dos enunciados e das alternativas visando ensinar o candidato que está estudando para concursos públicos para vagas na área de tecnologia da informação.

Em maio de 2014 o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário – antigo Ministério da Agricultura) abriu um concurso público para preencher as vagas de alguns cargos técnicos. Dentre eles havia a função de administrador de banco de dados, que dispunha de quatro vagas para trabalhar em Brasília.

O salário inicial para as vagas disponíveis para este cargo era de R$ 8.300,00 com uma jornada de 40 horas semanais. Como pré-requisitos para o cargo os candidatos deveriam ter diploma de graduação na área de informática ou graduação em cursos da área de exatas. O edital solicitou cinco anos como tempo mínimo na função e experiência comprovada, indicando que o perfil para esta vaga é para um profissional pleno ou sênior que já conhece o mercado de trabalho.

De acordo com o edital, a prova foi dividida entre questões que cobraram conhecimentos básicos (língua portuguesa e raciocínio lógico-quantitativo) e específicos. O exame contou com 30 questões relacionadas a banco de dados que deveriam ser respondidas por meio da escolha de uma alternativa dentro cinco disponíveis. O tempo total de duração da prova foi de três horas e trinta minutos e todas as etapas do concurso ficaram a cargo da FUNCAB (Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt).

O edital diz também que o conteúdo da prova para o cargo de administrador de banco de dados envolve os principais conceitos de bancos de dados, incluindo detalhes sobre modelagem, backup, disponibilidade e performance. Nenhum SGBD específico encontrado no mercado foi citado no edital do concurso.

Com base nisso, neste artigo será apresentada apenas a correção das questões de conhecimento específico relacionadas ao conteúdo de banco de dados. As questões serão apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

Questões de conhecimento específico da prova

24) O compilador que processa as definições de esquema que são especificadas e armazena as descrições dos esquemas (metadados) no catálogo do SGBD tem a denominação:

a) DML

b) DCL

c) DDL

d) DLL

e) DMC

Gabarito: C.

Comentário: Nesta questão o candidato deve saber o significado de uma sigla utilizada para descrever um grupo de comandos SQL. Apesar do enunciado citar o conceito de compilador, geralmente é comum utilizar as siglas DML (Data Manipulation Language), DDL (Data Definition Language) e DCL (Data Control Language) para classificar os tipos de comandos da linguagem SQL.

Para escolher a alternativa correta é preciso lembrar da definição de esquemas e metadados e do grupo DDL. Os comandos que manipulam metadados são CREATE, ALTER e DROP e são classificados como DDL. Portanto, o candidato deve marcar a alternativa C.

25) Há um termo que se aplica a qualquer software que funciona como uma ligação entre outros dois programas, como um servidor web ou um programa de banco de dados, também conhecido como um software que atua sendo um intermediário entre outras aplicações ou dispositivos. Um software com essas características possui a seguinte denominação:

a) curware.

b) highware.

c) appware.

d) middleware.

e) slowware.

Gabarito: D.

Comentário: Esta questão cobra do candidato o nome do termo utilizado para descrever um software justaposto entre camadas ou softwares diferentes. Este tipo de software se chama middleware justamente por estar no “meio” (middle) e fazer a ligação entre componentes de uma arquitetura de software. O candidato deve então escolher a alternativa D e ignorar os outros termos por mais estranhos que possam parecer.

Como exemplo de middleware podemos citar as camadas de conexão ao banco de dados LINQ.NET e ODBC. Contudo, é importante destacar que atualmente este termo não é muito utilizado na prática devido aos diferentes tipos de soluções e frameworks disponíveis.

26) Os SGBDs especiais que são projetados para dar suporte a um grande número de transações simultâneas sem causar atrasos excessivos são classificados na categoria:

a) OLTP (Online Transaction Processing).

b) OTP (Online Transaction Processing).

c) OTP (On Time Processing).

d) SOAS (Simple Object Access Software).

e) COAS (Consult Object Access Software).

Gabarito: A.

Comentário: Esta é outra questão da prova que cobrou o conhecimento de uma sigla muito comum por quem trabalha na área de banco de dados. O trecho chave do enunciado a ser notado pelo candidato para identificar corretamente a questão é: “suporte a um grande número de transações”, que é a principal função de um SGBD.

A sigla que se enquadra na descrição do enunciado é OLTP (Online Transaction Processing), indicada na alternativa A. As demais alternativas não contêm siglas válidas utilizadas dentro do contexto de banco de dados.

27) Em um SGBDD (Sistema de Gerência de Banco de Dados Distribuído), os vários computadores, denominados de sites ou nós, com banco de dados deverão apresentar a seguinte característica:

a) Possuir SGBDs (Sistema de Gerência de Bancos de Dados) homogêneos.

b) Ser com a mesma especificação de hardware.

c) Estar com o mesmo sistema operacional.

d) Pertencer a uma rede local.

e) Independer da topologia da rede.

Gabarito: E.

Comentário: O candidato que se deparar com esta questão deve se lembrar que o enunciado não cita nenhum banco de dados específico e, por causa disso, somente os conceitos básicos e teóricos de bancos ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo