Quem nunca “tomou” um erro em uma aplicação asp .net e foi redirecionado para aquela pagina de erro padrão e muito feia do asp.net, pois é pessoal, nesta dica vou mostrar como não tomar aquele erro padrão do ASP .NET que ocorre no servidor. Neste caso, vai ser utilizado para que quando houver qualquer tipo de erro ao iniciar seu site, ele seja redirecionado para uma página de erro customizado por você.

Passos:

   1. A primeira coisa e criar uma página HTML customizada aonde vai conter a mensagem de erro.
   2. A segunda coisa é colocar o bloco de código abaixo no WEBCONFIG do seu projeto. Veja na imagem abaixo:





Dica DevMan
O web.config, é um arquivo no formato xml onde você pode colocar as informações de configuração da sua aplicação, tais como, cultura, string de conexão, páginas de erro, trace, modo de compilação e etc. Devemos utilizar o web.config, para armazenar valores e parâmetros que sejam comuns a toda nossa aplicação. Vale lembrar que o web.config é case-sensitive portanto <add key e <ADD KEY são coisas diferentes e podem fazer com que seu arquivo não funcione corretamente.Um exemplo clássico de utilização do web.config é o armazenamento da string de conexão, pois a mesma pode variar de cliente p/ cliente, pode haver mudança de servidor e etc.Como adicionar? E aonde colocar esse código?


Bem simples, abra o WEBCONFIG do seu projeto e coloque dentro da TAG system.web! Neste momento o customErrors mode="On" estar ligado e qualquer erro no projeto será chamado o página erro404.htm. Caso você deseje visualizar o erro REAL que estar acontecendo é só colocar o MODE = “Off”. Assim ele lhe mostrará a mensagem original do erro.

 
Obs: Não se esquecer de abrir e fechar as tags!
 
Conclusão:
 
 
Esse é um tipo de configuração que vai lhe ajudar na identificação dos erros ocorridos e assim você saberá o motivo sem tem que debbugar o projeto. Isso não é regra, muitas das vezes não vai ter para onde corre.

Então foi isso pessoal. Até uma próxima dica...