Olá Pessoal,

Bem todos sabem deste projeto de Quick Tips que venho tocando aqui na DevMedia com uma galera auto nível. Pois bem, a maioria das dicas dizem respeito a Delphi Win32, Delphi .Net, MySql, FireBird. Muito exporadicamente eu particularmente coloco dicas sobre .Net, mesmo tabalhando com .Net com C# dou sempre preferência a falar de Delphi.

Mas recentemente tenho recebido alguns email de pessoas querendo ver também dicas rápidas de C#, .Net e outras tecnologias. Sendo assim vou começar então a publicar essas dicas também. Talvez para muitos essas dicas serão muito simples e podem não agregar muita coisa mas para alguns elas farão muita diferança. Então vamos começar falando sobre .Net e mais pra frente falaremos das Nuances da Linguagem.

Para começar vamos entender de uma vez por todas que .Net não é sinônimo de internet, isso mesmo. Pode paracer que não mais mesmo hoje anos depois de a microsoft ter lançado a framework .net muito gente acha que .Net é internet e não é.  .Net é uma plataforma de desenvolvimento que a microsoft criou para facilitar e tornar o desenvolvimento das aplicacoes mais fáceis, rápidas, simples e dinâmicas. A grosso modo podemos dizer que .net seria como um sistema operacional, embora não seja.

Para que você possa entender penser na plataforma .net como sendo o recheio de um biscoito, rsrsrsrsrs isso mesmo de um lado temos nossa aplicação, do outro está o sistema operacional que pode ser windows, linux (pesquise sobre mono) ou mobile e no meio de tudo, como o recheio do biscoito está o .Net. Observe a figura abaixo:


Assim nossqa aplicacao "roda" sobre o .net e não sobre o sistema operacional. É similar a maquina virtual java que precisa esta instalada em nossa maquina para que possamos executar uma aplicacao java. Mas o .Net é muito mais do que isso. Ela é uma poderosa framework que cresce a cada dia, já vamos para a versão 4.0 e que possui recursos interessantissimos.

A grande sacada da microsoft com isso foi quebrar as barreiras. Assim qualquer lingugem pode ser usada para desenvolver para .Net desde que estaja de acordo com a CLS (Commom Language Specification), por isso é comum ver linguagem já conhecidas para desenvolvimento Win32 com versão para .Net como é o caso do Delphi .Net, VB .Net, etc. Veja o diagrama na figura abaixo:


Como dito acima já vamos para a versão 4.0 da framework mas a versão que troxe mais novidades foi a 2.0 que mais pra frente recebeu 4 "puglins" para então criar a versão 3.0. Veja:



Bem este foi apenas uma pequena introdução sobre o que é .Net nos próximos tips veremos o que são e quais os principais assemblies do .Net.

Abraços !!!!