Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 62. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

ogia correta.  O banco de dados Oracle disponibiliza uma série de recursos que permitirá ao Administrador de Banco de Dados (DBA), o desenvolvedor ou simplesmente o usuário de banco de dados recuperarem ou redefinirem a base de dados ou os objetos, a um determinado ponto no tempo, sem a necessidade de realizar uma recuperação do banco.

Esses recursos são chamados de Oracle Flashback. Essa tecnologia elimina a complexidade do processo de recuperação, enquanto diminui o tempo de recuperação de erros humanos imprevisíveis.

 

Utilizando os recursos do Oracle Flashback

Desde o lançamento no Oracle 9i, foram desenvolvidos oito diferentes tipos de Flashback, considerando os lançados até a versão atual, Oracle 11g. Na Tabela 1 estão descritos cada tipo de flashback existente de acordo com a versão em que foi lançado.

 

Versão

Tipo de Flashback

Descrição

Oracle 9i

Flashback Query

Fornece a capacidade de visualizar os dados em um determinado ponto no tempo, especificando uma data ou um System Change Number (SCN).

Oracle 10g

Flashback Database

Provê uma alternativa rápida e eficiente para recuperar o banco de dados até um tempo passado. Flashback Database retorna rapidamente um banco de dados para um momento anterior, corrigindo assim eventuais problemas causados por dados corrompidos ou erros humanos.

Flashback Drop

Esta funcionalidade permite recuperar uma tabela apagada. Quando um usuário “dropa” uma tabela, o Oracle automaticamente a coloca na lixeira.

Flashback Table

Retorna uma tabela para um determinado ponto no tempo, especificando uma data ou um SCN. Com o Flashback Table o DBA é capaz de recuperar uma ou mais tabelas de maneira rápida, fácil e on-line.

Flashback Transaction Query

Permite visualizar e retornar os comandos realizados em uma única transação, ou em todas as transações durante um período de tempo.

Flashback Version Query

Permite visualizar todas as versões de todas as linhas que já existiu em uma ou mais tabelas em um determinado intervalo de tempo.

Oracle 11g

Flashback Data Archive

Utilizado para monitorar e manter um histórico das alterações ocorridas nos dados do banco, de forma transparente, segura e eficiente.

Flashback Transaction Backout

Esta é uma extensão do Flashback Transaction Query introduzida no banco de dados Oracle 10g. Esta funcionalidade permite que o DBA retorne o banco uma ou mais transações.

Tabela 1. Diferentes Tipos de Flashback por versões do Oracle

 

Cenários a serem customizados

Neste artigo, iremos criar quatro cenários distintos utilizando o máximo possível dos recursos de recuperação rápida de objetos do Oracle Flashback. A criação desses cenários visa aproximar o leitor das tarefas realizadas diariamente pelo DBA:

·           Cenário 1 - Restauração de comandos executados: Nesse cenário iremos executar comandos de manipulação de dados em uma tabela, verificaremos as versões dos comandos executados através do Flashback Version Query e recuperaremos o comando específico de uma versão anterior através do Flashback Transaction Query.

·           Cenário 2 – Restauração de dados apagados: Nesse cenário mostraremos como recuperar dados deletados utilizando o recurso Flashback Query e a mesma recuperação utilizando a package DBMS_FLASHBACK;

·           Cenário 3 – Restauração de uma tabela até um determinado ponto: Nesse cenário simularemos erros humanos em uma tabela e mostraremos como restaurá-la antes do problema através do recurso Flashback Table.

·           Cenário 4 – Restauração de tabela da lixeira: Nesse cenário iremos apagar uma tabela acidentalmente, consultaremos a tabela na lixeira do banco de dados e restauraremos a tabela usando o ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo