Revista Engenharia de Software 16: Motivação em equipes de Desenvolvimento de Software

Nesta edição:

  • Cenários e Casos de uso: Fundamentos e Conceitos

    Este artigo destaca a importância de se considerar as perspectivas de Engenharia de Software (ES) e Interação Humano-Computador (IHC) para desenvolver sistemas interativos úteis e usáveis.

  • Abordagens Baseadas em Objetivos: Visão Panorâmica

    Apresentar a abordagem baseada em objetivos. Diferente das análises de sistemas tradicionais que determinam quais características o sistema deve suportar, a abordagem baseada em objetivos focam o porquê os sistemas são construídos.

  • Motivação em Integrantes de Equipes de Desenvolvimento de Software

    O artigo aborda as principais teorias e conceitos relacionados à motivação e ao gerenciamento de equipes em projetos de software. Para isso apresentaremos um pouco do estudo da motivação humana aplicada à Engenharia de Software.

  • Gestão da Qualidade

    Neste artigo veremos o conceito sobre o que é Seis Sigma, seus objetivos, vantagens, importância e conceitos estatísticos.

  • Perfil Operacional

    Esse artigo apresenta o que é perfil operacional e mostra o passo a passo de como construir o perfil operacional de um sistema de software, que constitui informação essencial para as atividades de teste de software.

  • Teste funcional utilizando o Abbot Framework

    Esse artigo apresenta a utilização do framework Abbot Java GUI Test Framework, capaz de executar testes funcionais baseado em eventos a fim de antecipar possíveis problemas durante a utilização de um software.

  • Interação Humano-Computador

    Este artigo apresenta a Interação Humano-Computador (IHC) no desenvolvimento de sistemas interativos.