Revista Engenharia de Software 29: Automação de testes

Nesta edição:

  • O dia em que virei um Ninja

    Artigo da Revista Engenharia de Software edição 29.

  • Acompanhamento de projetos ágeis distribuído através do Daily Meeting

    Neste artigo veremos os principais problemas associados ao acompanhamento de projetos ágeis num ambiente distribuído, dando ênfase à prática Daily Meeting do Scrum. Em seguida discutiremos como as ferramentas fornecem apoio a essa prática. Por fim, uma abordagem é proposta para dar o suporte necessário ao Daily Meeting distribuído com o apoio de um ambiente para a realização das reuniões diárias.

  • Requisitos em SOA – Parte 2

    Neste artigo veremos os principais aspectos dos requisitos técnicos de projetos SOA, como classificar estes requisitos e as características tecnológicas mais relevantes de um serviço.

  • Automação dos Testes: um lobo na pele de cordeiro?

    Este artigo apresenta uma reflexão sobre os cuidados que devem ser levados em consideração na aplicação da automação de testes. Muitas vezes essa atividade é vista como a “salvação” em termos de custo, prazo e produtividade para os projetos. O artigo apresenta situações que mostram que, caso a automação não seja bem implementada, só irá prejudicar.

  • Processo e automação de testes de Software

    Neste artigo veremos a experiência prática de executar um processo de teste em um projeto de software desenvolvido com base na Programação Exploratória, utilizando ferramentas para automação de testes.

  • Qualidade de Software

    Demonstrar, através de uma visão geral, como os aspectos inerentes à qualidade de software podem contribuir para a competitividade e produtividade.

  • Diagramas de Sequência: Uma Abordagem Prática

    Este artigo apresenta a utilização dos recursos da UML, especificamente os diagramas de sequência. O desenvolvimento de um modelo de interações realmente útil, composto de diagramas legíveis, pode ser alcançado pela adoção de uma visão pragmática sobre o emprego da linguagem.

  • Refatoração para Padrões – Parte 2

    Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.