Revista Engenharia de Software Magazine 63

Nesta edição:

  • Conhecendo as responsabilidades de uma equipe Scrum

    Este artigo busca esclarecer questões e conflitos que possam surgir durante um projeto que aplique a metodologia ágil Scrum, no que se refere principalmente aos pontos de atuação do gerente de projetos e do ScrumMaster.

  • O MPS.BR em sua revisão de 2012

    Este artigo é útil para quem busca conhecer o programa de Melhoria de Processos de Software e Serviços e aplicar as melhores práticas do modelo em seus processos e serviços.

  • Gerenciando requisitos com MPS.BR

    Esse artigo apresenta os resultados esperados pelo modelo MPS.BR (Melhoria de processo de software brasileiro), para Gestão de requisitos (GRE), correspondentes ao nível G.

  • Gestão de riscos nos requisitos

    Este artigo mostra que a gestão de riscos associada ao desenvolvimento de software deve iniciar pela etapa de engenharia de requisitos, criando um plano de contingência para evitar e monitorar os riscos.

  • A gestão de conhecimento e a TI - Parte 1

    Este artigo mostra de que forma a gestão de conhecimento e a engenharia de software vem impactando as organizações e como elas podem se beneficiar. Esse artigo ensina como lidar com esses novos conhecimentos e tendências na engenharia de software.

  • Gerência de variabilidades em linhas de processos

    Neste artigo será apresentada a abordagem SMartySPEM que propõe uma formalização para representação de variabilidades em linhas de processo de software definidas com SPEM.

  • Introdução ao guia de conhecimento de análise de negócio

    Este artigo mostrará como obter um software com melhor qualidade, buscando soluções eficientes, aplicando os conceitos de análise de negócios, utilizando elementos da engenharia de software, em conjunto com uma ferramenta de análise de negócio.

  • Automação de testes funcionais para aplicações da plataforma Android

    Este artigo é útil quando já se tem certa familiaridade ou interesse no desenvolvimento de aplicações para a plataforma Android e encontra-se a necessidade de um apoio ferramental para desenvolver e executar testes funcionais para aplicações.

  • Arquiteturas de sistemas Web 3.0

    Este artigo é relevante para aqueles que necessitam estruturar uma aplicação preparada para funcionar sobre as condições diversas que a Internet moderna pode ofertar. Na verdade, a utilidade é nortear os desenvolvedores para boas práticas.