Revista Engenharia de Software Magazine 71

Nesta edição:

  • Gerenciamento de projetos com Scrum e Agilo

    Veja nesse artigo como utilizar o Agilo como ferramenta de auxílio na implementação do Scrum. Tenha uma visão geral sobre um processo de desenvolvimento de software guiado pelo Scrum e a aplicação da ferramenta de suporte para esse modelo.

  • Metodologia Scrum em equipes remotas

    Veja nesse artigo as características da metodologia Scrum aplicada a projetos com equipes dispersas geograficamente (remotas), apontando ferramentas de apoio a essa função.

  • Análise de Pontos de Função - Desmistificando a Técnica

    Nesse artigo veremos 9 técnicas que vão explicar o que é ponto de função e como ela pode ajudar a medir o tamanho, possibilitando gerar custo e tempo de construção.

  • Desenvolvimento distribuído de software

    Os tópicos tratados nesse artigo têm o intuito de estreitar as relações entre times de diferentes nacionalidades. Veremos alguns desafios e soluções de comunicação e relacionamento.

  • Técnicas de modelagem de teste na prática

    Este artigo vai fornecer uma visão geral a respeito de alguns conceitos relacionados à modelagem de teste, incluindo as principais técnicas que podem ser utilizadas para validação de um software.

  • Avaliação de Usabilidade – Parte 2

    Veja nesse artigo como testar a usabilidade com usuários do sistema, pois o impacto da observação dos mesmos é muito maior do que uma avaliação heurística, já que é possível avaliar o desempenho deles na realização de suas atividades.

  • Escolhendo e aprimorando seu processo de desenvolvimento

    Este artigo apresenta uma metodologia proposta por Watts Humphrey para obter um processo que atenda às necessidades de uma determinada organização. Algumas etapas devem ser executadas e a veremos nesse artigo.

  • Conheça o SDMetrics Framework

    Veja nesse artigo um framework responsável pelo processamento de métricas em Linhas de Produto de Software. O processo de avaliação adotado neste artigo foi a LPS modeladas em UML seguindo a abordagem SMarty, pertencente ao método SystEM-PLA.