Revista Java Magazine 92: Além da IDE - Preparando um ambiente completo para desenvolvimento de softwar

Nesta edição:

  • Além da IDE – Parte 1

    O artigo trata de ferramentas úteis no desenvolvimento de sistemas e de sua integração a um ambiente completo para este desenvolvimento, baseado na IDE. Sendo o primeiro artigo de uma série sobre o assunto, aborda primeiramente a IDE e em seguid

  • EJB, JPA e JSF: conversa entre amigos

    Dando sequência ao trabalho de criação de uma rede social usando JSF 2, EJB 3.1 e JPA 2, implementaremos a funcionalidade de envio de mensagens entre amigos para a rede social Java Friends.

  • Multitenancy e Hibernate Shards

    Apresentação de diversos casos de uso onde a utilização de ferramentas NoSQL são mais eficientes que um banco de dados relacional. Neste artigo também é apresentado o conceito de persistência poliglota, ou seja, a utilização, em uma única aplica

  • Adotando ferramentas NoSQL

    O artigo trata da apresentação de diversos casos de uso onde a utilização de ferramentas NoSQL são mais eficientes que um banco de dados relacional. Neste artigo também é apresentado o conceito de persistência poliglota, ou seja, a utilização, em uma única aplicação, de mais de uma ferramenta para armazenamento de dados.

  • Integrando JSF 2 e Spring 3

    O artigo trata das vantagens e desvantagens presentes na integração entre o JSF 2 e o Spring 3, além das configurações necessárias para realizar a integração através do Spring Web Flow.

  • Estimativa x Teste de Software

    Neste artigo veremos como as estimativas podem ajudar no planejamento das atividades de Teste de Software. Para isso, serão demonstradas algumas técnicas que ajudam a estimar o tempo gasto com a execução das atividades.

  • TDD: Evidenciando a importância do Teste

    Neste artigo veremos como os testes podem agregar valor ao desenvolvimento através da utilização do TDD. Mitos, equívocos, vantagens e a comparação entre TDD e a metodologia tradicional são alguns dos assuntos abordados.

  • jQuery com Struts – Parte 2 (Exclusivo)

    Esta segunda parte do artigo trata da utilização do framework jQuery para melhorar a experiência do usuário final com a aplicação. Veremos também como o framework facilita o trabalho do desenvolvedor com AJAX.