Revista SQL Magazine 100

Nesta edição:

  • Normalização e desnormalização de dados – Parte 2

    Este artigo trata de técnicas de normalização de dados para implementação de um modelo de dados considerando um banco de dados relacional.

  • Padronização de nomenclatura

    Este artigo tem por objetivo mostrar, de forma simples e eficiente, como montar uma padronização de estrutura de dados para empresas de qualquer seguimento, com o foco na evolução e aumento do nível de maturidade da construção de bases de dados.

  • Recursos nativos para tratamento de XML no SQL Server

    Este artigo tem por objetivo apresentar as funcionalidades básicas nativas do Microsoft SQL Server 2008 na interpretação de documentos no padrão XML, e através de uma abordagem simples e objetiva demonstrar o uso das principais funcionalidades.

  • Alta disponibilidade com Log Shipping

    O artigo descreve conceitos fundamentais sobre a tecnologia de Log Shipping no SQL Server 2008 através de teorias e exemplos práticos na adoção deste recurso relacionado à alta disponibilidade.

  • Stored functions do PostgreSQL

    Neste artigo, vamos abordar a criação e uso de stored functions em PostgreSQL que retorna um conjunto de registros, uma prática que pode ser muito útil, porém pouco utilizada , seja por falta de conhecimento ou experiência.

  • Novidades para desenvolvedores no Oracle 11g

    Este artigo demonstra de forma resumida as principais novidades das linguagens SQL e PL/SQL que surgiram na versão 11g do banco de dados voltadas principalmente para desenvolvedores, administradores ou operadores.

  • Trabalhando com o SGBD DB2 – Parte 3

    Este artigo apresenta a configuração do DB2 para que seja utilizado como o banco de dados de uma aplicação. Será demonstrado como o administrador de banco de dados pode se conectar ao DB2 e executar comandos de manutenção e monitoração.