Revista SQL Magazine 113

Nesta edição:

  • Passo a passo para modelagem de dados

    Este artigo descreve conceitos fundamentais sobre modelagem de dados e as melhores práticas para o desenvolvimento de uma aplicação.

  • Trabalhando com funções de agregação em SQL – Parte 1

    Neste artigo serão abordadas algumas funções de agregação presentes na SQL para a extração de informação. A correta utilização destas funções, além de auxiliar em uma tomada de decisão mais acertada, permite a manutenção de um bom desempenho do SGBDR

  • Desvendando a SQL – Parte 1

    Neste artigo veremos diferentes técnicas de junção para os relacionamento existente entre as tabelas que se pretende juntar.

  • Funções internas do PostgreSQL

    O presente artigo trata das funções internas do gerenciador de banco de dados PostgreSQL. Assim, abordaremos as funções de agregação, as conversões de tipos de dados e funções para manipular strings, números e datas, em uma apresentação bem prática.

  • Armazenamento de imagens no PostgreSQL e MySQL

    Neste artigo serão apresentadas metodologias para armazenamento de dados binários, em especial imagens, nos SGBDs MySQL e PosgreSQL. Além disso, o artigo apresenta metodologias que podem ser adotadas para armazenamento de arquivos em diretórios.

  • Análise de desempenho no Oracle

    O artigo analisa a performance de uma instrução select entre um ambiente Oracle Real Application Clusters (RAC) 11g release 1, denominado cluster de banco de dados da Oracle e um ambiente não RAC, denominado um único servidor.

  • Paralelismo no Oracle Database 11G

    Analisaremos neste artigo o recurso de paralelismo automático no Oracle Database 11G, demonstrando como configurá-lo, os seus principais benefícios, vantagens e os cuidados que devem ser tomados ao utilizá-lo em determinados ambientes.