Revista SQL Magazine 126

Nesta edição:

  • Projeto de banco de dados para e-commerce

    Veja nesse artigo os conceitos fundamentais de modelagem de banco de dados para e-commerce. Além disso, veja na prática os comandos e sintaxes do MySQL que permitem a utilização de todos os conceitos abordados neste artigo.

  • Modelagem relacional e normalização de dados

    Veja nesse artigo um caso prático de modelagem de dados a partir de uma planilha utilizada por um corretor de imóveis e as regras do mundo real.

  • Otimizando o gerenciamento de memória no SQL Server

    Veja nesse artigo o gerenciamento do recurso de memória do SQL Server e do Windows, apresentando o funcionamento deste recurso, e através disso ser capaz de analisar corretamente a causa raiz de problemas relacionados à memória.

  • Replicação transacional no SQL Server

    Veja nesse artigo como é possível criar uma replicação da tabela de clientes e filtrá-los de acordo com a filial onde o mesmo é cadastrado. Também veremos como os filtros geram uma consulta de cada filtro pelo agente Logreader.

  • SQL Server na nuvem da Amazon Web Service

    Veja nesse artigo como se criar uma instância do Amazon Web Service utilizando o RDS para rodar o SQL Server e conectar a ele a partir da estação de trabalho local, tornando possível a migração da sua base de dados para a nuvem.

  • Comparando o uso de funções no MySQL

    Veja nesse artigo a comparação do uso de funções no banco de dados MySQL na versão 5.6.12, utilizando o console e o WorkBench 6.0 como ferramenta visual para construir um cenário e demonstrar a eficácia da performance.

  • Sete erros comuns na segurança de bancos de dados

    Quais são os erros mais comuns na segurança de BD’s e como evitá-los. Veremos que a segurança no BD depende de uma série de contramedidas e boas práticas que fortalecem o ambiente contra acessos indevidos e usuários mal intencionados.

  • Upgrade do Oracle 11g para 12c – Parte 1

    Veja nesse artigo como executar o upgrade migrando do Stand Alone para non-CDB do Oracle 11g para o Oracle 12c, utilizando scripts de linha de comando. Além disso, vamos ver quando é necessário fazer a migração das versões do Oracle.