Revista SQL Magazine 93: Virtualização de Banco de Dados

Nesta edição:

  • Modelagem de dados para a Web Semântica utilizando Ontologias

    Este artigo trata da descrição do desenvolvimento de uma ontologia para armazenamento de dados diretamente na Web, fornecendo a modelagem ideal para utilização dos conceitos da Web Semântica.

  • Gerenciamento de Workload no SQL Server 2008 com Resource Governor

    Administrar as cargas de dados dentro de um escopo de recursos físicos de servidor é uma tarefa importante nas atividades do DBA. Neste contexto, este artigo apresenta o assunto cargas de dados no SQL Server 2008 e SQL Server 2008 R2 com o uso do Resource Governor.

  • Testando a virtualização de banco de dados

    O artigo aborda uma avaliação de desempenho de bancos de dados virtualizados para auxiliar os profissionais que consideram a utilização de um projeto de virtualização em seus ambientes.

  • Manipulando tabelas temporárias

    Este artigo refere-se à utilização de recursos próprios do SQL Server para se trabalhar temporariamente com dados. Desta forma, são apresentadas as tabelas temporárias e as variáveis de tabela, bem como a forma de utilização e as características de cada uma.

  • Instalação e configuração do PostgreSQL a partir do código fonte

    Neste artigo trataremos de um assunto que para alguns é um tanto “obscuro”, temido, a instalação via compilação do código fonte, mais precisamente do banco de dados open source PostgreSQL. Além de também fazer configurações de bibliotecas do Postgres, seus manuais e sua documentação HTML.

  • Implementando FullText Search no MySQL 5.6 com InnoDB

    Este artigo foi escrito com o objetivo de exibir ao usuário, administrador de bancos de dados MySQL, o novo suporte que o InnoDB apresenta ao recurso denominado FullText Search, que é basicamente focado na busca de determinados termos dentro de grandes textos, com buscas naturais, booleanas e outras.

  • Trabalhando com o Sybase ASE – In-Memory Database

    O artigo faz uma demonstração de recursos avançados do Sybase Adaptive Server Enterprise 15.5. A versão 15.5 do Sybase ASE é a última versão do SGBD de uso geral lançada pela Sybase, que foi comprada recentemente pela SAP, mantenedora do SAP R/3, o ERP mais utilizado do mundo.