Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 58. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

wtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 5.4pt; BORDER-TOP: #d4d0c8; PADDING-LEFT: 5.4pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: windowtext 1pt solid; WIDTH: 431.4pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=575>

·         ADO.NET Entity Framework

·         ADO.NET Data Services

·         ASP.NET Dynamic Data

Qual a finalidade

·         Explorar as principais novidades do Service Pack 1 do Visual Studio 2008 e .NET Framework 3.5

Quais situações utilizam esses recursos?

·         No desenvolvimento de aplicações Web onde a alta produtividade e qualidade do resultado final são pontos fundamentais.

 

Resumo do DevMan

O Service Pack 1 do .Net Framework 3.5 trouxe grandes novidades para o framework. Novas funcionalidades como o Entity Framework, um mapeador objeto-relacional, o ASP.Net Data Services, que facilita a cloud computing, e o Dynamic Data, um poderoso modelo de aplicação web baseado em templates, estão entre suas melhores novidades.

 

O lançamento do Service Pack 1 do Visual Studio 2008 e .NET Framework 3.5 já não é nenhuma novidade. Ele foi disponibilizado no começo de Agosto/2008, e se você é desenvolvedor .NET já deve estar cansado de ouvir falar do SP1 e de suas novidades.

Na modesta opinião deste autor, as principais features que o Service Pack 1 trouxe são: ADO.NET Entity Framework, ADO.NET Data Services e o ASP.NET Dynamic Data. É claro que estas não são as únicas, mas certamente as mais significativas. Neste artigo vamos abordar cada um destes tópicos de forma mais detalhada, com exemplos práticos de como utilizar cada um deles.

 

Baixando e Instalando o Service Pack 1

Você vai encontrar o download do Service Pack 1 no seguinte site: http://msdn.microsoft.com/pt-br/vstudio/cc533448(en-us).aspx, em quatro variações possíveis. Como você pode conferir na Figura 1, podemos baixar versões para Visual Studio, ou somente para o .Net Framework.

 

Figura 1. Página de Download do Service Pack 1

 

O primeiro link é referente ao SP1 do Visual Studio 2008, que naturalmente irá instalar também o SP1 do .NET Framework 3.5 no mesmo pacote. Portanto, se você tem instalado o Visual Studio 2008, acesse este link, baixe e instale o SP1 por aí.

O segundo link irá lhe remeter ao download do SP1 apenas do .NET 3.5, que provavelmente será (se já não é no momento da publicação deste artigo) parte das atualizações automáticas do Windows. Um ponto interessante é que este SP1 não traz atualizações apenas para a versão 3.5 do .NET, ele também traz atualizações para as versões 2.0 e 3.0 da plataforma.

No terceiro link você poderá baixar as versões Express do Visual Studio, que agora são disponibilizadas junto com o Service Pack 1. Se você utiliza as versões Express, é este link que deverá acessar para obter uma versão atualizada com o SP1.

E no último link você vai encontrar o SP1 do Team Foundation Server, a versão Servidor do Visual Studio 2008.

 

Nota do DevMan

Versões do .NET Framework e Visual Studio

 

Visual Studio 2002 / .NET Framework 1.0

O Microsoft .NET Framework e o Visual Studio compõe o que chamamos de plataforma de desenvolvimento da Microsoft. A primeira versão oficial da plataforma surgiu em fevereiro de 2002, com o .NET Framework 1.0 e Visual Studio 2002 (code-nome Rainer).  Esse primeiro release da então nova plataforma de desenvolvimento da Microsoft, foi pouco conhecido e utilizado, e logo deu lugar ao:

 

Visual Studio 2003 / .NET Framework 1.1

Um ano depois, em Abril/2003 surgiu mais uma versão da plataforma, esta chamada de .NET Framework 1.1 e Visual Studio 2003 (code-nome Everett). Essa sim foi uma versão amplamente utilizada pela comunidade. (até hoje ainda tem gente que desenvolve ou dá manutenção em aplicativos feitos no VS2003).

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo