Um dos meus primeiros empregos quando jovem foi o de analista de software em um grande banco. Nenhum dos meus colegas –nem eu - tinha diploma em algo parecido com desenvolvimento de software, éramos na maioria engenheiros e físicos; havia até gente de fora da área de exatas. E posso afirmar que a maioria, principalmente os gerentes, eram excelentes programadores.

Hoje acontece um paradoxo: a maioria dos jovens programadores tem algum diploma na área, mas pouca gente sabe programar bem. Digo isso com algum conhecimento de causa, pois eu já recrutei centenas de desenvolvedores, treinei milhares e encontro com muita gente na minha atividade como consultor.

Eu tenho lá as minhas teorias para este grande fracasso das faculdades, mas essas ideias são muito negativas e polêmicas; deixá-las-ei para outro fórum. Serei mais construtivo e elencarei aqui uma lista de técnicas de programação que, se adotadas, farão com certeza que seu código seja mais rápido, fácil de desenvolver, fácil de manter e fácil de evoluir com maior desempenho e estabilidade.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo