Boas Práticas
Enterprise Library
Usando códigos de validação prontos
A Microsoft Enterprise Library 3.1 é um conjunto de blocos de aplicações que a Microsoft disponibiliza para auxiliar os desenvolvedores na tarefa de criar aplicações corporativas. Um Bloco de aplicação é um conjunto de componentes que podem ser utilizados e estendidos pelos desenvolvedores. Estes componentes são feitos pelo próprio pessoal da Microsoft e são desenvolvidos utilizando as melhores práticas. O código da Enterprise Library está disponível para os desenvolvedores.
A Enterprise Library tem componentes em várias áreas incluindo: segurança, cache, acesso a dados, controle de exceção, validação, criptografia, controle de log. Neste artigo vamos focar no Bloco de aplicação de validação (Validation Application Block).
Qualquer aplicação que aceita entradas de dados de um usuário ou sistema precisa garantir que os dados recebidos não são mal intencionados e estão de acordo com a regra de negócio especificada, deixando a aplicação em um estado válido. O bloco de aplicação de validação fornece um conjunto de classes para validar os tipo do .NET Framework que sua aplicação utiliza, na verdade em vez de você checar a consistência dos dados utilizando (IF) você poderá utilizar os validadores do Application Block.
Instalando a Enterprise Application Block
Para baixar a Enterprise Application Block basta acessar o endereço: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?
FamilyId=4C557C63-708F-4280-8F0C-637481C31718&displaylang=en, aconselho você a baixar a Enterprise Library 3.1 se estiver utilizando o .NET Framework 2.0 ou superior. O processo de instalação é bem simples no estilo wizard bastando clicar em next, aceitar o termo da licença e instalar. Quando a instalação terminar deixe a opção Launch
Pronto já temos a Enterprise Library 3.1 instalada os componentes ficam fisicamente na seguinte pasta:
C:\Program Files\Microsoft
· A documentação
· O pacote de desinstalação
· Alguns exemplos
· O instalador do código fonte da Enterprise Library
· E a ferramenta de configuração (Enterprise Library Configuration) que vamos utilizar no nosso exemplo.
...