Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 56. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

>

 

Boa idéia

Skype API

Aprenda a integrar seu software ao Skype

 

 

Neste artigo veremos

·         Como instalar o Skype e registrar seu componente COM;

·         Como fazer a conexão com o cliente Skype;

·         Como fazer ligações;

·         Como enviar SMS;

·         Como responder aos Eventos do Skype;

·         Como usar gravações em arquivo wav nas chamadas;

·         Como enviar mensagens instantâneas e criar salas de chat.

Qual a finalidade

·         Estudar a API do Skype, de uma forma genérica, capacitando o leitor a criar seus próprios plug-ins.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Uma aplicação prática é a criação de plug-ins, por exemplo, pra marketing ou concursos, onde podemos fazer ligações e enviar SMS de forma automatizada, integrando aos nossos sistemas.

 

Resumo do DevMan

         O Skype é uma aplicação de VoIP muito utilizada em todo mundo, e possui uma API acessível via COM que permite a utilização de diversos dos seus recursos, inclusive com .Net.

        

  A telefonia VoIP já é muito comum nos dias de hoje, principalmente pelo fator custo. Uma ligação para o outro lado do mundo sai por apenas alguns centavos por minuto. E o líder nesse mercado com certeza é o Skype, principal representante e grande responsável por essa revolução.

  O Skype nos oferece uma API completa, sendo possível fazer ligações de voz, enviar mensagens SMS e de chat da rede Skype etc. Neste artigo, veremos como utilizar esse API para disponibilizar alguns recursos do Skype diretamente em nossa aplicação.

 

Instalando o cliente do Skype

O primeiro passo é instalar o Skype (Figura 1) que pode ser baixado no endereço http://www.skype.com/go/getskype. A instalação é muito simples, escolha o idioma, aceite os termos e clique em Instalar. Após a instalação o componente COM já deve estar registrado no sistema, veremos adiante como fazer a instalação manual do componente, caso, por algum motivo, ele não tenha sido instalado, ou tenha sido removido.

 

 

Figura 1. Instalação do Skype     

 

Componente COM

Esta DLL é a chave para interação do nosso código com o Skype. Ela é instalada junto com o Skype, mas podemos fazer o download separadamente caso tenha sido desinstalada ou quando liberam uma nova versão. Na página https://developer.skype.com/Download você pode encontrar a última versão disponível na seção COM wrapper / Build and resources.

  Após fazer o download descompacte o arquivo ZIP em qualquer pasta e acesse o Prompt de Comando. Navegue até a pasta onde descompactou os arquivos e execute o seguinte comando: regsvr32 Skype4COM.dll (Figura 2). Por padrão a dll fica instalada no diretório C:\Program Files\Common Files\Skype.

 

 

Figura 2. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo