Do que trata o artigo

O artigo irá apresentar ao leitor um tutorial de como instalar o SharePoint 2007 em um ambiente com Windows Server 2003, preparando-o para ser expandido para múltiplos servidores (farm). O leitor ainda irá aprender como realizar as configurações iniciais de banco de dados, serviço de busca e de e-mail.

Para que serve

SharePoint 2007 é uma poderosa plataforma baseada em .NET criada pela Microsoft que permite que usuários tenham acesso a um ambiente colaborativo para compartilhamento de documentos e armazenamento de informações e a aplicações como wikis, blogs e fórums. Através da tecnologia ASP.NET é possível criar Web Parts e customizar o seu portal SharePoint.

Em que situação o tema é útil

Conhecer como instalar e configurar corretamente o SharePoint é importante tanto para profissionais de suporte como para desenvolvedores, uma vez que o conhecimento de como funciona uma farm SharePoint e quais recursos do servidor ela utiliza podem ser úteis na resolução de problemas de performance, infraestrutura e bugs.

Resumo do DevMan

Antes de iniciar qualquer desenvolvimento para SharePoint, é necessária a instalação e configuração da ferramenta que será utilizada. Este artigo irá mostrar todas as etapas de maneira detalhada, desde a instalação do SQL Server 2005, IIS, .NET Framework e por fim o Windows SharePoint Services 3.0. Por ser um artigo introdutório, este será focado na instalação e utilização das funcionalidades do core do WSS 3.0.

O SharePoint é uma suíte integrada que contém um grande número de funcionalidades voltadas à gerenciamento de conteúdo. É uma ferramenta que pode ser utilizada como host de Web Sites que permitam colaboração através de armazenamento de documentos e demais tipos informação, assim como de aplicações Web, através de templates prontos pré-instalados ou customizados através de código ou configurações.

O SharePoint integra-se facilmente a outras tecnologias Microsoft, como por exemplo, ao Microsoft Office 2007 para edição, visualização e uso de documentos conectados, ao ASP.NET para criação de Web Parts e funcionalidades através de uma API ou Web Services e o InfoPath para criação e disponibilização de formulários.

Com o Office SharePoint Server 2007 as empresas têm em uma única plataforma uma forma eficiente de gerenciar conteúdo, acelerando dessa forma seus processos de negócio – como a criação de um portal intranet para divulgação de uma campanha de marketing para o time responsável por um novo produto ou o portal intranet de um departamento, publicando notícias, valor das ações, destaques etc.

Neste artigo vamos nos ater às noções básicas da ferramenta, o que é possível fazer com ela e como criar e configurar o ambiente para iniciar sua utilização.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo