msdn12_capa.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Palavra do editor

 

Neste mês a MSDN Magazine Brasil completa um ano no Brasil. Esta consagrada revista mundialmente conhecida entre os desenvolvedores chegou ao Brasil com força total. Levar a informação certa de acordo com a necessidade do público é um desafio de qualquer meio de comunicação. Confesso que recebemos muitos elogios a cada edição e que os esforços da equipe estão diretamente focados nas ferramentas das Microsoft e o desenvolvedor brasileiro.

Como a equipe da revista é formada por desenvolvedores de aplicações e pessoas experientes em entender o mercado de informática, conseguimos mesclar quais artigos publicados na MSDN EUA se adequam a nós, assim como selecionar os nacionais e montar a cada edição uma revista de alto nível.

Os números tem nos conquistado a cada mês. Em apenas um ano temos mais de 1800 assinaturas e 4300 exemplares distribuídos em bancas pelo Brasil. A expectativa é que dobremos estes números nos próximos 6 meses. E saibam que todos os nossos esforços são para você.

Leia na coluna do Tolomelli o histórico da questão “Reinventar a Roda”. Aproveitar o que já existe e já foi testado por milhares de desenvolvedores e usuários pode tornar a sua aplicação muito produtiva. Veja como que a Microsoft tem colocado isto no mercado dentro das ferramentas existentes.

O Mauro nos conta o futuro do SmartClient. Quem ainda pensa que ele vai desaparecer, está muito enganado. Vale dizer que as aplicações daqui alguns anos terão uma interface WEB tão rica como uma aplicação Windows. Será que isto é verdade? Confira na coluna.

Eu sempre afirmei: Quer dominar o .NET, então você tem que saber o ADO.NET. Leia o que o Joel nos conta sobre a versão 2.0 e o futuro do ADO.NET. Confesso que estou impressionado com as novas funcionalidades que teremos no DataTable.

Muitos exemplos mostrados em .NET acessando banco de dados são com o SQL Server. O Cezar escreveu um artigo focado exatamente no acesso ao MS-Access, conexão, classes e manutenção de dados. Aos amantes do MS-Access, aqui está uma excelente oportunidade para aprender como acessar um MDB via .NET.

O Lassala me concedeu uma entrevista para contar a experiência de um desenvolvedor brasileiro nos EUA, como que o mercado pensa, age, o que se deve saber para ser um bom programador, enfim, as experiências de um desenvolvedor bem sucedido.

Será que as suas páginas que contém instruções SQL estão seguras? Leia em Segurança de Dados o que o Paul Litwin escreveu para abrir os olhos aos invasores de aplicações Web e como que o .NET pode ajudar.

O tópico discutido com frequência nas listas de discussões e nas palestras é sobre a instalação de aplicações, bancos de dados e Dlls. Não adianta você querer desenvolver uma aplicação completa e não saber distribui-la. Portanto, leia o que no artigo do Alek as dicas e truques sobre a instalação de bancos de dados.

Outro tópico que os programadores ADO tem sentido falta no ADO.NET é como tratar a concorrência de dados. O John Papa descreve como trabalhar com estes dados armazenados no DataSet, assim como as atualizações. Vale dizer que o ADO.NET não trata a concorrência nativamente, pois o custo de processamento é muito grande. A equipe do ADO.NET resolveu que será um modelo totalmente desconectado, e sendo assim, temos que pensar em alguma forma de contornar esta situação.

Para quem lida com projetos em equipes e o versionamento, o André descreve como integrar o VS.NET ao Visual SourceSafe de forma prática, com dicas e truques do dia a dia de uma equipe.

O Wallace descreve aos apaixonados pelo COM+ a utilização do COM+ no .Net. Tudo o que você precisa saber para desenvolver componentes de serviços, Strong Name e tipos de aplicações, você encontrará neste artigo.

Aos desenvolvedores ASP.NET, lidar com configurações em arquivos XML eu diria que é básico, ou seja, você tem que saber para poder tirar proveito da metodologia. O George mostra como manipular estes arquivos XML, a fim de tornar a aplicação customizada de acordo com a necessidade.

A Microsoft lançou as versões Express Editions cujo objetivo é proporcionar aos entusiastas da tecnologia .NET, uma versão lite do VS.NET 2005, do Framework 2.0 e do SQL Server 2005. O Brian descreve o VB 2005 Express Edition e o SQL Server 2005, assim você já poderá experimentar o que será possível desenvolver com estas ferramentas. E o melhor, é gratuito.

O MS-Office não é somente a suite que você conhece, aprenda o Office System. No stress, think .NET.