Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Atenção: esse artigo tem dois vídeos complementares.
Clique e assista o primeiro!

Clique e assista o segundo!

Do que trata o artigo

Neste artigo veremos algumas das principais novidades que a versão 4 da plataforma .NET Framework reserva para os desenvolvedores Web. Aqui você conhecerá novidades que irão integrar a versão 4 do ASP.NET e do ASP.NET AJAX.


Para que serve

Estamos na iminência do lançamento da quarta versão da plataforma .NET, junto com o Visual Studio 2010. Essa que promete ser uma das grandes versões da plataforma, trará dezenas de novidades. Nós desenvolvedores Web temos que ficar atentos a estas novidades, para que saibamos como elas vão afetar o desenvolvimento de aplicações ASP.NET daqui para frente.


Em que situação o tema é útil

O desenvolvimento de aplicações para a Internet tem sido uma das tarefas principais de quem trabalha com desenvolvimento de software. E o ASP.NET, se não for a principal, é uma das principais tecnologias que protagonizam o mercado do desenvolvimento de aplicações Web. Quem vive neste meio não pode deixar de conhecer o que teremos de novo para o ASP.NET na sua quarta versão.

Resumo do DevMan

O .NET Framework 4.0 e o Visual Studio 2010 já estão quase aí. Pode até ser que neste momento, em que você lê este artigo, a nova plataforma já esteja em sua versão final. Como vem sendo anunciado e demonstrado massivamente pela Microsoft, essa será uma versão de muitas novidades.

E para o ASP.NET isso não será diferente. Veremos neste artigo que o ASP.NET Web Forms vai ganhar um novo controle para a construção de gráficos. Teremos muitos recursos para facilitar o controle da aplicação do lado Client, e o próprio Visual Studio 2010 terá novidades para o desenvolvimento de aplicações ASP.NET.

Veremos que o AJAX, nesta versão se mostrará mais maduro do que nunca, oferecendo uma biblioteca AJAX verdadeiramente client, dando ao desenvolvedor muito mais controle do comportamento client da aplicação.

O desenvolvimento de aplicações ASP.NET vem sofrendo grandes mudanças nos últimos anos. Este ano tivemos o lançamento do ASP.NET MVC Framework, que oferece uma forma totalmente revolucionária de se criar aplicações no ASP.NET. É um modelo completamente diferente dos Web Forms, com o qual o ASP.NET foi originalmente concebido.

Mas isso não significa que o ASP.NET Web Forms está acabado. Muito pelo contrário, a Microsoft nos trará uma grande quantidade de novidades no ASP.NET Web Forms 4.0, assim como no próprio ASP.NET 4.0 AJAX.

Diante deste cenário, muitos desenvolvedores estão preocupados, e muitas vezes ansiosos por tomar a seguinte decisão: devo ficar com o ASP.NET Web Forms ou partir de vez para o ASP.NET MVC? Eu digo que você deve ficar com os dois.

Você verá que, principalmente por serem abordagens extremamente diferentes, haverá situações em que uma trará mais vantagens do que a outra. Então, não perca tempo e desvende neste artigo algumas das novidades que lhe aguardam no ASP.NET Web Forms 4.0 e ASP.NET AJAX 4.0.

Visual Studio 2010

Para que você possa realizar na prática os exemplos que veremos neste artigo, será necessário que tenha instalado o Visual Studio 2010 versão Beta. Essa versão lançada em Maio de 2009 pode ser baixada e instalada gratuitamente (veja seção links). Lá você encontrará todas as possíveis edições do Visual Studio 2010 Beta 1. Neste artigo vamos utilizar a edição Professional.

Na edição anterior da .NET Magazine, foi publicado um artigo meu que falou exclusivamente do Visual Studio 2010 e .NET Framework 4.0. Lá eu falo maiores detalhes de como baixar e instalar essa versão Beta, além é claro de demonstrar as principais mudanças que tivemos no ambiente do Visual Studio e no Framework.

Sobre a instalação, a única dica que acho importante relembrar é que você evite instalar essa versão em uma máquina de desenvolvimento. Procure instalar o Beta em uma máquina virtual ou em um equipamento onde você não corra riscos. Além disso, prepare tempo e espaço para a instalação.

ASP.NET Charting

No final do ano passado (2008) a Microsoft anunciou o lançamento de um pacote de suporte a gráficos no .NET 3.5, chamado Microsoft Chart Controls for Microsoft .NET Framework 3.5.

Basta instalar este pacote e mais um conjunto de ferramentas para o Visual Studio 2008 SP1, e já podemos utilizar estes recursos de gráficos no próprio Visual Studio 2008. Para maiores informações sobre como baixar e instalar este pacote no seu Visual Studio 2008, veja o post no blog do Scott Guthrie (seção Links). Neste post você vai encontrar os links para baixar e instalar o pacote de gráficos para o .NET 3.5, e as ferramentas para poder utilizá-lo no seu Visual Studio 2008 Servcice Pack 1.

Já no .NET 4.0 e Visual Studio 2010 Beta 1, este pacote já é parte integrante do Framework, e não há a necessidade de nenhuma instalação. Mesmo assim o post do Scott citado é útil, lá você ainda encontrará links para documentação, fóruns e mais de 200 exemplos que podem ser baixados, tanto para ASP.NET quando para Windows Forms. Sim, o Microsoft Chart Controls não é exclusividade do ASP.NET, se você é um programador Windows Forms pode usufruir destes controles também.

O ponto positivo MS Chart é que ele é gratuito, você pode baixar, instalar e utilizá-lo em suas aplicações sem custo algum. Essa é uma grande vantagem competitiva com relação aos produtos de terceiros que oferecem suporte a gráficos e são comumente utilizados.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo