Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Artigo no estilo: Curso

Do que trata o artigo

O artigo trata do uso da API do Google para a comunicação com o Picasa Web utilizando as classes próprias de seu SDK, entre elas, a AlbumQuery. Esta última utilizada para retornar álbuns de fotos.

Em que situação o tema é útil

O tema é útil quando for necessário criar aplicações que possam ser integradas com serviços da Google, neste caso, o Picasa Web Albums. Em vez de você criar uma estrutura para trabalhar com fotos, pode utilizar diretamente a estrutura (serviços e servidores) da Google.

Resumo do DevMan

É muito comum que as aplicações criem um serviço para outras aplicações consumirem suas informações. Sites como Google, Facebook e Twitter, criaram API’s para que isso seja possível. Na primeira parte deste artigo foi mostrado as principais funcionalidades e recursos do Google API, assim como foi possível entender o funcionamento de seus protocolos de comunicação e principalmente a autenticação e autorização do mesmo. Agora, começaremos a pôr em prática todos esses recursos, utilizando o serviço do Picasa, que possui bibliotecas específicas para a comunicação.

Antes de iniciarmos, é importante que você tenha um breve conhecimento de como funciona o Picasa Web, inclusive que é necessário possuir uma conta Google para o uso do mesmo e, principalmente, para a reprodução deste artigo, visto que será necessário realizar uma autenticação no serviço do Picasa.

Após instalar o SDK do Google API (conforme mostrado na primeira parte deste artigo), já será possível começar a integração do ASP.NET com o mesmo. Lembrando que você pode utilizar suas bibliotecas também no Windows Forms, assim como em projetos Mobile da plataforma .NET. Seguindo os passos já conhecidos, você pode optar por criar um novo projeto do tipo ASP.NET Web Application. Neste exemplo, optei por reproduzir exemplos práticos, não necessariamente criando um projeto, a fim de facilitar melhor seu entendimento.

Além disso, antes de começar a conhecer as classes da API, é necessário importar algumas DLL do Google API para trabalhar com o Picasa Web Albums, conforme mostra a Figura 1. Analisando a mesma, veja que existe outras DLL, onde cada uma pode ser utilizada para uma API específica, como a “Google.GData.Documents”, utilizada para o Google Docs.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo