O que é Business Intelligence (BI)?

O BI (Business Intelligence) objetiva oferecer informações para apoiar a decisão dos gerentes e executivos de uma organização, com base em dados históricos da empresa. O termo BI foi sugerido na década de 80 pelo Gartner Group.

As informações geradas pelos sistemas de BI são extraídas de múltiplas fontes de dados, transformando tais dados em informações úteis para a organização.

A idéia básica de um sistema de BI consiste em cruzar informações vindas de sistemas ERP, CRM, de departamentos internos da empresa e de fontes externas como noticias ou Internet, tratar e formatar estes dados e consolidá-los em um único banco de dados. Após serem armazenadas estas informações ficam disponíveis em DataWarehouses (Armazém de dados) ou DataMarts para consultas que visam embasar a tomada de decisão dos executivos da empresa.

DataWarehouse (DW) armazena base de dados históricas da empresa, com informações de todos os departamentos (Marketing, Financeiro, Recursos Humanos, Produção), por ter um custo elevado o DW muitas vezes é dividido em partes menores chamadas de DataMarts (DM).

Um DM consolida as informações de um determinado departamento apenas, um DM para Marketing, outro para o Financeiro, desta forma, após a criação de um DM para cada departamento pode-se unir todos formando um único DataWarehouse.

Arquitetura de BI
Figura 1.0: Arquitetura de BI.

Descrição dos componentes da arquitetura de BI - Figura 1.0:

  • ERP (Enterprise Resource Planning): Sistema cuja função é integrar as bases de dados operacionais.
  • CRM (Customer RelationShip Management): Efetuar um estudo com base nos dados do cliente para descobrir o seu perfil para o apoio estratégico da empresa.
  • Fontes Internas: Informações geradas dentro da própria empresa, por meio de Intranet, por exemplo.
  • Fontes Externas: Informações solicitas de fontes extra empresa, por exemplo, internet.
  • DW (DataWarehouse): Grande banco de dados histórico, integrado e estruturado para dar suporte ao processo gerencial.
  • DM (DataMarts): São pequenos DataWarehouses específicos para cada setor da empresa.
  • SIE (Sistema de informação Executiva): Consolida informações no melhor grau possível para análise.
  • DataMining Previsão de dados históricos, técnica para a previsão de comportamento de determinado produto.
  • OLAP (Online Analytical Processing): Conceito de cubos de decisão, possibilita ver os dados de várias maneiras para auxiliar na tomada de decisão.

Em resumo BI é uma metodologia que tem o objetivo de consolidar os dados de uma empresa para apoiar a tomada de decisão estratégica. Os dados são armazenados nos DataWarehouses e ficam disponíveis para acesso através de ferramentas de apoio a decisão.

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