C# Orientado a Eventos - Delegates e Eventos - Revista .Net Magazine 99
Vindo desde a primeira versão do Framework, o delegate tem como principal objetivo encapsular a chamada de métodos, além de facilitar a reutilização deste tipo de operação. O artigo trata do uso de delegates, mostrando desde o seu funcionamento até o uso de eventos.
Artigos.NETC# Orientado a Eventos - Delegates e Eventos - Revista .Net Magazine 99
Vindo desde a primeira versão do Framework, o delegate tem
como principal objetivo encapsular a chamada de métodos, além de facilitar a
reutilização deste tipo de operação. O artigo trata do uso de delegates,
mostrando desde o seu funcionamento até o uso de eventos.
Em que situação o tema é útil
O paradigma de programação
orientado a eventos é largamente utilizado em interfaces (como formulários,
botões, caixas de texto) e em arquiteturas de jogos, onde eventos desencadeiam
outros eventos. Atualmente muitas ferramentas se utilizam deste paradigma para facilitarem o
fluxo de codificação de uma aplicação, a exemplo: Linq, Entity Framework,
NHibernate, Quartz, etc. Neste artigo, o leitor irá entender como funcionam as bases da programação
orientada a eventos, que são os events e delegates, a fim de dar seu primeiro
grande passo na codificação de aplicações mais dinâmicas.
C# Orientado a Eventos –Delegates e
Events
Neste
artigo iremos mostrar um recurso muito pouco explorado, mas bastante presente
no C# em bibliotecas oficiais e não oficiais, que agiliza bastante o
desenvolvimento de software. Por intermédio da comparação de delegates com interfaces, introduziremos uma
forma prática de como desenvolver uma pequena aplicação orientada a eventos,
apresentando ao leitor como funcionam os “events” em uma aplicação C#.
Em
linguagens de programação modernas é recorrente o paradigma Orientação a
Objetos. No entanto, quando tratamos deste assunto logo nos vem à mente a
palavra class. Properties e Fields também são lembrados, visto que seus tipos
também são classes.
Em
muitos momentos da codificação o desenvolvedor é levado a pensar na
possibilidade de encapsular suas funções em padrões determinados pela equipe, a
fim de facilitar o desenvolvimento de aplicações simples.
As
primeiras tentativas de tipificação de funções surgiram com as linguagens de
terceira geração (PL/I, COBOL, Fortran 2003...), mas ganharam maior
expressividade nas linguagens orientadas a objeto C++ e D (Nota do DevMan 1), quando essas introduziram o chamado function
pointer (Nota do DevMan 2).
Nota do DevMan 1
A
linguagem D foi projetada por Walter Bright em 1999 e originalmente criada para
ser uma sucessora da linguagem C++, combinando alto desempenho com uma maior
produtividade. Esta linguagem é fortemente tipada estaticamente, compilada para
código nativo e multiparadigma.
Nota do DevMan 2
Function
pointer é um tipo de ponteiro que, ao invés de referenciar valores de dados,
aponta para um código executável na memória do computador. A partir de então
ele é utilizado para invocar a função para a qual ele aponta, passando assim os
parâmetros requeridos.
Tendo
em vista a necessidade de apontar funções através de variáveis, o PHP introduziu
as chamadas Funções Variáveis, permitindo que o programador passe o nome da
função como parâmetro para outra função. Porém não temos como encapsular estas
variáveis em tipos pré-definidos.
Também
na tentativa de criar uma estrutura mais orientada a objetos, o Java expõe uma
interface chamada ActionListener (Nota
do DevMan 3), mas ainda assim não conseguimos ter uma noção direta de um
objeto mais fortemente definido em um tipo de contrato de classes.
Nota do DevMan 3
ActionListener,
em Java, é uma interface que serve para encapsular eventos de ação (click do
botão, fechamento do formulário, dentre outras) bastante presentes em
programação web, de desktop e de jogos.
Quando
o C# foi criado, a ideia de métodos poderem ser encapsulados foi bastante
pensada ao ponto que, além dos tipos básicos de objetos (class, interface,
struct), temos um objeto chamado delegate, que é responsável por encapsular
funções ou métodos.
Delegates
Imagine,
por exemplo, um carro que contém um modelo e a possibilidade de iniciar uma
viagem, conforme mostrado na Listagem 1.
Para este contexto estamos definindo uma propriedade e um método para uma
classe do tipo Carro. O veículo, por sua vez, pode ser colecionado e iterado de
acordo com o fluxo de desenvolvimento. Este comportamento orientado a objetos é
muito comum no C#, tanto em classes e interfaces como structs (int, log,
DateTime).
Listagem
1.
Classe carro e sua implementação.
1 public class Carro
2 {
3 public string Modelo { get; set; }
4
5 public void IniciarViagem(int distancia)
6 {
7 }
8 }
9 static void ManipularCarro()
10 {
11 IList<Carro> carros = new List<Carro>();
12
13 Carro carro = new Carro();
14 carro.Modelo = "Ferrari";
15 carros.Add(carro);
16
17 foreach (Carro c in carros)
18 {
19 c.IniciarViagem(200);
20 }
21 }
Quando
o padrão Orientado a Objetos foi criado, surgiram diversas metodologias de
reaproveitamento de código, dentre elas destaco a frase “Programe para a
interface e não para a implementação”. Pensando nesta abordagem, os analistas
de sistema procuram extrair padrões de comportamento iguais a partir de objetos
semelhantes. Baseado neste cenário, tomando como premissa o nosso exemplo,
temos a propriedade Modelo e o método IniciarViagem,
que pertencem a qualquer tipo de automóvel, e não necessariamente só à classe
Carro.
Veja
na Listagem 2 que extraímos as
características e comportamentos comuns a Carros, Caminhões, Carretas,
Motocicletas. Deste modo, vamos melhorar nossa classe Carro dizendo que ela
implementa a interface IAutomovel.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.