Coleta de requisitos de software usando questionários

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Veja nesse artigo como utilizar questionários para realizar a coleta de requisitos de software de uma maneira que se garanta a cobertura dos tipos de requisitos e também a profundidade necessária para evitar falta de informações.

Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre Engenharia
Porque este artigo é útil
Apresentar de forma prática e objetiva como utilizar questionários para realizar a coleta de requisitos de software de uma maneira que se garanta a cobertura dos tipos de requisitos e também a profundidade necessária para evitar falta de informações.

Cada vez que precisamos implementar um software novo ou fazer mudanças em algum software que já existe, precisamos logo de início no projeto tentar entender com o máximo de clareza possível o que os usuários esperam deste software.

Ou seja, como arquitetos, analistas e desenvolvedores de software precisaram, assim que possível, conversar com os usuários (ou com quem for responsável) para coletar os requisitos e entender o que será implementado no software: por exemplo, quais funcionalidades deverão ser implementadas, qual tempo de resposta é aceitável, como será a usabilidade e a navegabilidade da aplicação, qual o nível de portabilidade, os prazos de entrega e tantas outras questões que surgem no momento de implementar um software.

O problema surge quando não temos no mesmo ambiente de trabalho o pessoal que vai implementar o software e o pessoal que vai definir os requisitos. Este problema é bastante comum quando se fala de um software sendo criado em fábricas de software ou mesmo quando as áreas de TI e de negócios de uma empresa não ficam no mesmo prédio. Ou ainda quando, em uma consultoria, quem coleta as informações sobre o projeto é o pessoal do Comercial, mas quem implementa o software de fato é o pessoal de TI que às vezes nem teve contato com o cliente. Neste sentido (e isto vale para as situações acima), a coleta de requisitos é executada no ambiente do cliente ou do usuário e as demais atividades de projeto de software são realizadas no ambiente de desenvolvimento de software. Há também ainda a situação quando as pessoas encarregadas de coletar os requisitos não dominam o negócio ou se esquecem de perguntar tudo o que era necessário.

Por conta destas situações, por vezes fica difícil realizar um bom trabalho de coleta dos requisitos. E a implicação disto para o projeto de software é que, se o requisito coletado é ruim, as estimativas de prazo e de custo ficam comprometidas, não se consegue ter clareza do escopo do projeto, os riscos aumentam, e por aí uma série de dificuldades que podem resultar em fracasso do projeto.

Assim, neste artigo vamos apresentar de maneira breve um questionário elaborado para coletar requisitos. A premissa é de que este questionário seja de fácil aplicação no di" [...]

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?