Artigo no estilo: Curso
É preciso levar em consideração que esses
dispositivos normalmente possuem uma internet mais lenta (móvel) e também
possuem resoluções de tela menores. Pensando nisso, existem algumas técnicas
que podem ser seguidas para criar uma boa experiência para o usuário da
aplicação web. Ao longo dessa série, iremos mostrar essas técnicas e como
aplicá-las no desenvolvimento de aplicações web com ASP.NET MVC. Nessa primeira
parte veremos uma introdução ao assunto, com algumas ideias básicas sobre o
design de aplicações web responsivas.
O desenvolvimento de aplicações web teve uma grande evolução nos últimos cinco anos, ao menos, quando os smartphones e tablets começaram a atingir o grande público. Com isso em mente, os desenvolvedores começaram a focar mais em desenvolver interfaces específicas para esses dispositivos com resoluções de tela menores, uma vez que os tradicionais “websites de desktop” não são fáceis de serem visualizados neles.
Ao longo de várias pesquisas e testes, chegou-se ao que se observa atualmente em termos de interface. Como podemos ver ao navegarmos com um smartphone, por exemplo, os websites estão adaptados aos dispositivos móveis com um padrão muito claro.
Ao longo dessa série entenderemos esse padrão e veremos como criar aplicações ASP.NET MVC utilizando-o.
Nessa primeira parte de nossa série, iremos entender o que é o design web responsivo e como ele se adapta no desenvolvimento ASP.NET. Além disso, iremos entender como o CSS (Cascading Style Sheet) pode auxiliar-nos no desenvolvimento de websites responsivos. Também iremos ter uma breve introdução ao Bootstrap e entender como ele pode auxiliar o desenvolvedor de aplicações web a criar melhores experiências mais facilmente.
ASP.NET MVC
O ASP.NET MVC é uma das tecnologias de desenvolvimento de aplicações web mais utilizadas no mercado. Em termos de aplicações profissionais, ele desponta como a principal tecnologia, uma vez que seu modelo de programação favorece o desenvolvimento em equipe. Isso ocorre pela clara separação entre as camadas da aplicação que o padrão MVC (Model-View-Controller) oferece.
O padrão MVC é utilizado desde os anos 1970 e foi criado como um meio de organizar GUIs (Graphical User Interfaces). A grande força do padrão MVC está na clara separação entre as camadas da aplicação, que se dá em três elementos: o model, ou modelo, que representa a camada de negócios da aplicação, com a representação das classes de dados, por exemplo; a view, ou vista, que nada mais é do que a própria GUI, o que será mostrado para o usuário; e o controller, que é a ligação entre o modelo e a vista, que funciona controlando tudo o que acontece na aplicação.
O MVC do ASP.NET é uma implementação independente do padrão, uma vez que a Microsoft criou o chamado MVC Framework, que tem alguns detalhes internos importantes ao desenvolvimento de aplicações web, como os Action Methods (BOX 1).
Os Actions Methods, ou métodos de ação, são essenciais no funcionamento do ASP.NET MVC. Isso porque todos os métodos em todas as classes derivadas da classe Controller (a implementação do MVC Framework do Controller do padrão MVC) são métodos de ação. Esses métodos são associados a uma URL configurável através do sistema de roteamento do ASP.NET.
O ASP.NET MVC, em termos de GUI, oferece uma questão chamada de view engine, ou motor de vistas.
Até o MVC 3, esse motor era o ASP.NET padrão, que processa páginas .aspx. Entretanto, a partir do MVC 3, o Razor tomou conta dessa parte da aplicação web ASP.NET MVC, com vários refinamentos importantes feitos para a versão 4 do framework. O MVC 5 não apresenta nenhuma alteração significativa no Razor.
Mas, afinal, o que é o Razor? Trata-se de um motor de vistas, como já comentado, muito poderoso. Ele tem o poder de trabalhar os dados através de expressões Razor, que nada mais são do que código-fonte embutido diretamente na view. Entretanto, é preciso cuidado com a utilização dessas expressões para não quebrar o padrão MVC e o projeto virar uma bagunça.
É muito importante que entendamos o padrão de desenvolvimento utilizado pelo ASP.NET MVC, uma vez que estaremos trabalhando com ele. A criação de aplicações web para dispositivos móveis passa mui ...
Desbloqueie toda a DevMedia
-
+2000 artigos e vídeos
-
+40 trilhas sobre Front-end, Back-end, IA e muito mais
-
+5000 exercícios práticos
-
Mentorias ao vivo individuais