Olá pessoal, neste artigo veremos como criar relatórios a partir de tabelas, em Windows Forms com a linguagem C# e o banco de dados SQL Server. Acompanhem:

 Introdução – A ideia deste artigo é a de gerar relatórios customizados em Crystal Reports, usando como base uma videoaula do Bruno Belizário.

 Dito isto, usaremos o banco de dados de exemplo da Microsoft Northwind. Se você não o tem instalado em seu SQL Server, baixe por aqui. Depois de baixado e instalado, você deve anexar o Northwind à sua instância local do SQL Server. Para isso, abra seu SQL, clique com o botão direito em Databases e clique em Attach...;agora clique em Add e vá na pasta C:\SQL Server 2000 Sample Databases, escolha o arquivo
NORTHWND.MDF, clique em OK duas vezes e aguarde. Note na Figura 01 que o banco foi criado:


Figura 01 – Database Northwind.

 Aproveite para “fuçar” o banco, visualizando suas Tabelas, Procedures e Views. Esse banco é muito útil, assim como o AdventureWorks, também de exemplo da Microsoft.

 Antes de criar o projeto, devemos criar a conexão entre o Visual Studio e o Northwind. Para quem usa Windows 7 (como é o meu caso) o Visual Studio deve ser executado como administrador. Ainda sem projeto criado, abra a janela Server Explorer, clique com o botão direito em Data Connections e clique em Add Connection. Na nova tela, selecione seu servidor SQL, escolha o database Northwind e clique em OK.

 Crie um projeto do tipo Windows Forms, dando a ele o nome de ExemploCrystalReport. No form que se abrir, adicione apenas um Label, TextBox e um Button para que o mesmo fique como visto abaixo, na Figura 02:


Figura 02 – Tela Principal

 Veja abaixo a sugestão dos ID’s de cada controle que usarei neste exemplo:

·         Button – btnGerarRelatorio;

·         TextBox txtParametro;

·         Label – lblMensagem.

 Agora adicione ao projeto um DataSet, abra o Server Explorer, expanda o database Northwind e arraste para o DataSet a tabela Products. Se aparecer uma mensagem perguntando se você deseja armazenar a string de conexão, clique em Yes. Veja como ficou nosso DataSet, na Figura 03:


Figura 03 – DataSet com a tabela Products

 A partir deste momento você já tem sua string de conexão pronta, no arquivo app.config, a usaremos no próximo artigo.

 Finalizando, adicione o Crystal Report em nosso projeto, por meio do Add > New Item, selecionando a categoria Reporting e dando a ele o nome Produtos.

 Importante: após criarmos o Crystal Report irá aparecer uma mensagem para escolhermos se queremos usar seu Wizard. Clique em As a Blank Report, para criarmos um relatório do 0.

 Assim finalizo o artigo. Na próxima e última parte faremos toda a codificação necessária e veremos o resultado com a aplicação rodando, não percam!

 Créditos à Bruno Belizário, que fez as videoaulas e ao Portal Linha de Código, por onde pude baixá-las (mediante assinatura), estudá-las e posteriormente fazer este artigo.

 Um abraço, e até o próximo artigo.

 Wellington Balbo de Camargo

 wellingtonbalbo@gmail.com