curso Primeira Aplicação PHP utilizando MVC

Neste curso desenvolveremos uma aplicação padrão de arquitetura MVC e como exemplo faremos um cadastro de usuário persistindo no banco de dados. A estrutura criada neste curso permite que a aplicação ou sites sigam uma organização, respeitando os padrões da arquitetura. A estrutura é bem similar a de um framework MVC, e já está inclusa a conexão com banco de dados, views, páginas de erro e o formulário. O desenvolvimento seguindo padrões nos facilita na criação de uma aplicação em PHP.

Este conteúdo faz parte dos guias:

Iniciar Carga Horária No Certificado - 20H

Curso de PHP MVC

Aula 1 - free

Apresentação do curso

Neste curso aprenderemos a desenvolver uma aplicação web em PHP seguindo o padrão arquitetural MVC. A fim de compreender a aplicação desse padrão na prática, analisaremos os componentes do sistema e o relacionamento entre eles.
free
Aula 2 - mvp

Estrutura da aplicação

A fim de construir uma estrutura de fácil compreensão e extensível, separamos os vários arquivos da aplicação em pastas e usamos namespaces para dividir as classes.
mvp
Aula 3 - mvp

Banco de dados utilizado

Neste vídeo falaremos sobre a estrutura do banco de dados que será usado nesse curso. Aqui utilizaremos o MySQL e para gerenciá-lo empregaremos o Workbench.
mvp
Aula 4 - mvp

Analisando o index.php

O index.php é o arquivo inicial da aplicação. É ele que recebe as requisições e as direciona para os demais componentes do sistema. Neste caso veremos que o index.php instancia a classe App, que é o núcleo da nossa estrutura de classes.
mvp
Aula 5 - mvp

Tratando erros na aplicação

Neste vídeo vamos falar sobre como será feito o tratamento de erros da aplicação. A classe Error foi criada com a finalidade de renderização de erros em uma forma amigável para o usuário, baseando-se nos códigos de status do HTTP (400, 404, 500, etc)
mvp
Aula 6 - mvp

Analisando a classe App

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre quem é responsável por iniciar e intermediar todas as nossas solicitações. A classe App é a principal da nossa aplicação, pois é responsável por tratar as solicitações e integrar os componentes da aplicação.
mvp
Aula 7 - mvp

Tratamento de URLs amigáveis na classe App

O método url() foi criado para para converter a URL solicitada e traduzir essa solicitação para a aplicação, de maneira que seja possível identificar qual controller e método foi solicitado.
mvp
Aula 8 - mvp

Utilizando htaccess na aplicação

O htaccess é um arquivo de configuração do servidor Apache. Com ele é possível configurar como o usuário acessará as pastas e arquivos do nosso sistema. Aqui configuraremos a aplicação para receber URLs amigáveis e direcioná-las para o index.php.
mvp
Aula 9 - mvp

Método run() da classe App

O método run() é o principal da classe App. É ele que que inicia as rotas da aplicação através da URL amigável e instancia os objetos dos controllers baseado no que foi solicitado.
mvp
Aula 10 - mvp

Conhecendo o controller base

O Controller pai da aplicação é responsável pelos controles do sistema e tem como responsabilidade renderizar as views, incluir variáveis nas mesmas, e métodos para redirecionar.
mvp
Aula 11 - mvp

Detalhando o HomeController

A classe HomeController é um controlador padrão do sistema, constituído apenas por um único método (action) chamado index, que renderiza uma única view.
mvp
Aula 12 - mvp

Analisando o UsuarioController e action cadastro()

Neste controller vamos ter apenas uma action que é responsável por renderizar uma página de abertura para nossa aplicação. Este é obrigatório na nossa estrutura, pois ele é o controller principal.
mvp
Aula 13 - mvp

Trabalhando com sessões

Sessão é um recurso do PHP que permite salvar valores (variáveis) para serem usados ao longo da visita do usuário. Valores salvos na sessão podem ser usados em qualquer parte do script, mesmo em outras páginas do site.
mvp
Aula 14 - mvp

Analisando a action salvar() do UsuarioController

O método salvar é responsável por armazenar, através da classe UsuarioDAO no banco de dados, as informações enviadas para ele.
mvp
Aula 15 - mvp

Analisando a action sucesso() do UsuarioController

A action sucesso vai receber da sessão as informações do usuário e renderizá-las na tela para que sejam exibidas numa mensagem de sucesso.
mvp
Aula 16 - mvp

Entendendo a classe de conexão com o banco de dados

A classe conexão é responsável por trabalhar a conexão com o banco de dados através do PDO. Ele fornece uma camada de abstração em relação a conexão.
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Como adquirir esse curso?

Acesse esse e todos os demais cursos devmedia sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de referência
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
170 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos