Introdução
Veremos como determinar a limitação do tamanho do arquivo que pode ser carregado no componente FileUpload do ASP.NET 2.0. Por default é permitido carregar uma arquivo de até 4mb.
Mão na massa
Primeiro vamos criar um Web Form com três componente, asp:fileupload, asp:button e asp:label. Figura 1.
Foi necessário criar um botão para realizar o PostBack ao servidor, porque através do Fileupload não é possível realizar o mesmo. O label criado é usado para mostrar as propriedades do arquivo informado no Fileupload.
A seguir crie no arquivo web.config a seção httpRuntime para definir o limite do arquivo que pode ser carregado no Fileupload. Listagem 1.
Temos duas propriedades especiais na seção httpRuntime para realizar o que desejamos.
A primeira executionTimeout usada para determinar o tempo que deve ser enviado o arquivo definido no fileupload para o servidor, tempo em segundos. Caso o envio demore mais que o tempo determinado é retornado uma notificação de tempo ao usuário final.
A segunda maxRequestLength determina a limitação do tamanho do arquivo que pode ser enviado ao servidor.
Para finalizar o artigo codifique o evento do botão definido anteriomente no Web Form. Utilizado para enviar o arquivo informado no fileupload ao servidor Listagem 2.
No código acima primeiro é usada a propriedade HasFile do Fileupload para saber se foi informado algum arquivo. Em seguida é atribuído ao label as informações do arquivo informado através das propriedades do fileupload. E se por ventura ocorra algum erro é gerado uma exceção.
Conclusão
Nesse pequeno artigo vimos como definir a limitação do tamanho dos arquivos definidos no Fileupload a serem enviados ao servidor.