DevMedia no Tech Ed US – Cobertura do maior evento para desenvolvedores Microsoft

Report #1

KeyNote

Bob Muglia, Vice Presidente Senior da divisão Server & Tools da Microsoft, abriu o Tech Ed 2006. Falou que o sucesso de um negócio depende antes de tudo de pessoas. Quando pensamos em estratégia e planos futuros, pessoas é que fazem isso acontecer. E quando pensamos em infra-estrutura, e como criar novas oportunidades de negócio, também são as pessoas que fazem isso se tornar uma realidade. TI e desenvolvedores têm um importante papel na organização, e salientou que a Microsoft sabe que a tecnologia é importante e trabalha junto com o desenvolvedor, provendo ferramentas que permitem ao desenvolver alcançar o sucesso.

 

“4 Promises”

Bob reforçou que a Microsoft se compromete com os seguintes objetivos: Gerenciar a complexibilidade, proteger a informação, permitir um avanço em negócio com soluções de TI, ampliar o impacto de “pessoas”. A idéia principal é que, ao permitir que pessoas demonstrem seu potencial em um negócio, obtem-se o sucesso. De fato, esse é o tema (slogan) principal do evento: “Power to the pros”.

A organização do evento preparou uma interessante filmagem com alguns arquitetos da MS (inclusive Bob Muglia) e a atriz “Chloe” (Mary Lynn Rajskub) do seriado “24” da Fox, o que chamaram de “4 Promises” (4 promessas, fazendo referência às promessas anteriores). Foi bem divertido!

 

 

A seguir, tivemos vários apresentações e anúncios, feitos por gerentes e arquitetos de cada produto / tecnologia, onde destaco:

Forefront - nova linha de produtos voltados para segurança;

Windows Compute Cluster – para clustering;

Windows Vista e Office 2007 – principais inovações estão nesta área.

Office 2007

Foi anunciada a versão beta 2 do Microsoft Office 2007, com inúmeras inovações nos aplicativos Word, Excel, Access, Outlook e principalmente o PowerPoint. A integração com o SharePoint também foi melhorada. Todos os congressistas ganharam uma cópia do Office 2007 beta 2, você também pode obter acessando http://www.microsoft.com/office/preview/beta/getthebeta.mspx). Já instalei o produto aqui no meu note, e confesso que fiquei bastante impressionado com a nova aparência e novas funcionalidades dos aplicativos, bastante arrojada e prática. A integração está incrível! Temos agora um novo botão, no canto superior esquerdo de cada aplicativo. O Quick Access Toolbar tem papel semelhante ao botão iniciar do Windows, e contém atalhos para as principais funções do aplicativo, como Save, Save As, Print etc. O Outlook tem uma atraente novidade, a “To-do Bar” lista as tarefas do usuário (veja o novo Word abaixo). Para ver o anúncio oficial, acesse http://www.microsoft.com/presspass/press/2006/may06/05-232006WinHECKeynotePR.mspx

 

  

Windows Live

  Outro importante destaque vai para o “Windows Live” (www.live.com), um portal dinâmico que pode ter páginas e módulos configurados dinamicamente pelo usuário. É possível adicionar, por exemplo, módulos para leitura de notícias, RSS, previsão do tempo, email, canais de esporte, entretenimento etc. Fica claro que o objetivo é prover software como um serviço, um aspecto-chave abordado durante do o KeyNote.

O Windows Live utiliza tecnologias como ATLAS e Web Parts. Outro produto semelhante é o Office Live, seria algo como um MS Office que rodaria dentro de um browser, porém bem mais limitado. Ao meu ver, a empresa está entrando pra valer em um mercado que estava sendo dominado pela Google.

Outros softwares da linha “live” que também estarão no mercado, são o “Windows Live Messenger” (o MSN 8.0) e o Windows Local Live (http://local.live.com), concorrente do Google Earth, que permite visualizar mapas, cidades, lugares, estradas com qualidade incrível, a partir de um browser. Para os desenvolvedores que se interessarem em utilizar os serviços do Windows Live em suas aplicações ou criar novas, foi anunciado também o “Windows Live Dev (beta)”, mais informações no endereço http://dev.live.com.

Mais sobre o evento

  Aproveito para contar um pouco mais sobre a infra-estrutura do evento. Ouvi comentários que existem agora cerca de 16 mil pessoas inscritas! Mais os funcionários, expositores, parceiros, pessoal de apoio etc., esse número chega facilmente a 20 mil. Hoje aproveitei para conversar e fazer alguns contatos por aqui, principalmente com editores e publishers de revistas de .NET aqui dos US.

  Todos os presentes ganharam uma pasta do evento com muito material: revistas, CDs, DVDS (incluindo Windows Vista Beta 2 - 32 e 64 bits, Office 2007), canetas, papers etc. O local do evento é enorme! (veja figuras abaixo) Os congressistas passam praticamente o dia todo comendo: refrigerantes, sucos, maçãs, café etc., tudo free. Existe uma mesa em cada canto que você vá. As refeições principais são no meal hall, de ótima qualidade.

 

 

 

 

  Telões na frente de cada sala mostram as atividades diárias (veja figura abaixo). Se uma sala lotar (“overflow”), existe uma reserva maior para uso em emergência. Existe até uma sala onde o palestrante pode treinar sua apresentação. Hoje participei de algumas sessões, incluindo WinFx, Windows Forms 2.0, ClickOnce e VS for Testers.

Muitos desenvolvedores se interessaram por esses temas, vários tiveram que ficar sentados no chão (inclusive eu). Só para você ter uma idéia, são quase 20 sessões simultâneas, fica difícil escolher uma! Confesso que achei a maioria das palestras muito teóricas (só PPT), poderiam ser mais práticas com mais exemplos, demos e aplicações reais.

 

 

  Computadores com acesso livre a Internet estão espalhados por todo evento. Também há uma rede wi-fi disponível para os congressistas conectarem a partir de seus dispositivos móveis, notebooks etc. Laboratórios “Hands On Labs” são oferecidos para que os congressistas aprendam as tecnologias Microsoft de uma forma muito simples.

Você senta em um micro, abre um tutorial passo a passo e faz um exemplo. Existem exercícios para todas as áreas: Infra, office, Dev, Mobile etc. Além disso, existe uma enorme área para os expositores (veja figura abaixo). Há um shop-store onde é possível comprar produtos e Merchandising da Microsoft, além de livros.

 

 

 

Bom, nem preciso dizer que se trata de um mega evento, uma mega infra-estrutura para hospedar o maior evento do planeta voltado para desenvolvedores. E só está começando!

Mais notícias do Tech Ed em breve, grande abraço!