Delphi e Microsoft sql server em rede

19/08/2020

0

Caros,
Boa noite !
por favor !
tenho sistema de cadastro Em DELPHI, local funciona normalmente da seguinte forma:
º compartilhado em rede Sistema de cadastro ( C:\SISTEMAS_DELPHI\SistemaR_v1 ), + BANCO Microsoft sql server 2019,
º
º nome do banco= Banco
º componente de conexão= ADOConnection = ADOBANCO
º uso, UM Data link File = C:\SISTEMAS_DELPHI\SistemaR_v1\conexao.udl,
º propriedade de associação de dados DO Data link File= SQL Server Native Cliente 11.0, NOT-5OKASN0\SQLEXPRESS,
o mesmo funciona normalmente na maquina local: NOT-5OKASN0,

duvida é???
como eu poderia rodar meu programa em rede utilizando utilizando o cenário acima . em uma segunda maquina na mesma rede.

Obs:
esse mesmo programa compartilhado em rede, antes eu conseguia rodar ele rede porem utilizava banco Access com propriedade de conexão = Microsoft Office 12.0 Access Database Engine OLED DB Provider, localizava o banco Access na rede utilizando conexao.udl.
funcionava normalmente entre as duas maquinas.

Desde já agradeço.
Natanael Oliveira

Natanael Oliveira

Responder

Posts

20/08/2020

Emerson Nascimento

uma boa prática é publicar qualquer mensagem que tenha recebido do sistema pela não conexão ao banco de dados.

vou dar uma sugestão no "escuro":

compartilhe sua pasta C:\\SISTEMAS_DELPHI\\SistemaR_v1
vou supor aqui que compartilhou com o nome SistemaR

como você não indicou se usa um arquivo ini para manutenção do ADOConnection, vou supor que o arquivo esteja "chumbado".
então aponte a string de conexão para o compartilhamento, não para a pasta física.
Ficaria assim:
ADOConnection1.ConnectionString := 'FILE NAME=\\\\SistemaR\\conexao.udl;'

Acredito que dessa forma funcione.
Responder

20/08/2020

Emerson Nascimento

Acredito que também seja necessário instalar o driver SQL Server Native Cliente 11.0 (SQLNCLI11.DLL) em cada uma das máquinas que utilizarem o sistema.
Responder

26/08/2020

Natanael Oliveira

Caros, Boa noite !!

agradeço pela ajuda, consegui resolver meu problema da seguinte forma:

com pasta do programa já compartilhada na rede e fixado IP no servidor, ainda no servidor configurei o Microsoft sql server 2019 para poder ter acesso ao banco via rede, habilitei autenticação do sql server logon: sa + senha,
no computador 2 Windows 10, copiei meu programa para C:\\SISTEMAS_DELPHI\\, usando meu arquivo de conexão UDL, após aberto:
provedor:= Microsoft OLE DB Provider for Sql Server,
conexão= inserir o IP do servidor no campo selecione ou insira um nome de servidor, usar nome de usuário e senha específicos: usuário: sa + senha marcado memorizar senha. selecionado banco de dados. feito teste de conexão ok.... programa segue funcionando normalmente.

Obs.: tenho Windows 7 mesmo procedimento acima foi feito e funcionou normalmente.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar