Seleção de dados de um FORM para outro FORM

27/01/2019

0

Boa noite,

estou aprendendo a criar um sistema de vendas simples, mas me deparei com um problema que não consigo achar uma resposta que me ajude.
Quero trazer o valor de um form para outro form, exatamente em 2 campos dbedit. no primeiro form1 criei um botão pra chamar o form2 que contém um dbgrid.
quero selecionar a informação do dbgrid com duplo click e logo após selecionar quero que feche o form2. Porém, quando o form2 fecha o valor selecionado não fica salvo no dbedit do form1.

estou usando esses códigos:

procedure Tform2.DBGrid1DblClick(Sender: TObject);
begin

form1.DBEdit5.Text := DBGrid1.Fields[0].AsString;
form1.DBEdit11.Text := DBGrid1.Fields[1].AsString;
close;
end;
Gilson

Gilson

Responder

Post mais votado

27/01/2019

Gilson, tudo bem?

é necessário mudar um pouco a lógica que você está utilizando.

A forma que você fez é muito clara mas os DBEdits não aceitam bem isso. o correto é

procedure Tform2.DBGrid1DblClick(Sender: TObject);
begin
   form1.DBEdit5.field.asstring := Dataset.fieldbyName('Nome do campo 1').AsString;
   form1.DBEdit11.field.asstring := Dataset.fieldbyName('Nome do campo 2').AsString
   close;
end;

pra jogar o valor diretamente no Field do DataSet e não no texto somente do dbedit porque apaga...

Isso já deve resolver, mas para ajudar você nos seus próximos projetos, gostaria de dizer que também não é correto puxar os dados direto do dbgrid, a gente puxa direto do dataset que você colocou no Datasource do dbgrid:

procedure Tform2.DBGrid1DblClick(Sender: TObject);
begin
   form1.DBEdit5.field.asstring    := Dataset.fieldbyName('Nome do campo 1').AsString;
   form1.DBEdit11.field.asstring := Dataset.fieldbyName('Nome do campo 2').AsString
   close;
end;


A ultima coisa que eu gostaria de lhe informar é que existe uma forma baseada em melhores prática pra fazer isso que você quer...

procedure Tform1.ButtonClick(Sender: TObject);
begin
   frm2.showmodal;